Indignadas com o sexto dia sem água nas torneiras das suas residências moradoras do Distrito de Juremal decidiram fazer um manifesto na tarde desta terça-feira (18) interditando a BR-407, trecho de acesso à sede do distrito.
Ontem (17), a leitora Nadja Natasha em contato com o Blog GJ Notícias reclamou da falta de água em Juremal há vários dias. Em nota encaminhada ao Blog o SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) informou que as equipes técnicas trabalharam todo o final de semana para a conclusão do serviço, mas ao ligar o sistema apareceram alguns vazamentos que já estão sendo retirados e o abastecimento retornaria à normalidade ainda na segunda-feira, o que não aconteceu.
Com a interdição da rodovia federal, principal elo entre Juazeiro e a capital baiana, o engarrafamento já registra quilômetros de veículos parados. Marcela Xavier em contato com a nossa redação informa que o policiamento já esteve no local, mas só pretendem encerrar o manifesto quando houver um compromisso do SAAE em sanar o problema. “O SAAE enviou apenas um carro-pipa que não é suficiente para atender a demanda da população” explicou Marcela.
O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro informa na tarde desta terça-feira 18, que as equipes continuam trabalhando na nova adutora do Distrito de Juremal para que o abastecimento seja normalizado. Infelizmente aconteceram novos vazamentos na tubulação, mas o problema já está sendo sanado. A troca da estação de captação da água que abastece a comunidade de Juremal foi feita com o propósito de melhorar o abastecimento na região, substituindo a tubulação de 150 milímetros por outra de 200 milímetros aumentando assim a oferta de água.
O SAAE esclarece ainda que durante o período da realização do serviço disponibilizou carros pipas para abastecer a população, mas nem todos possuem reservatórios em suas residências o que dificulta o abastecimento. De acordo com a equipe que se encontra no local desde o último final de semana, ainda na noite dessa terça-feira (18) o reservatório central da sede do Distrito receberá água da nova adutora para que nessa quarta o abastecimento seja normalizado.
Veja o vídeo:
Da redação
11 comentários
18 de Jun / 2019 às 15h59
Brasil hoje falta água falta médicos falta emprego falta dinheiro falta escola. Bosunaro ta afundando o Brasil
18 de Jun / 2019 às 17h05
Com todo o Respeito ao povo de Juremal, porém o que as pessoas que passam na BR têm haver com a falta de água. TEM QUE PROTESTAR EM FRENTE AO SAAE, PREFEITURA, CÂMARA DE VEREADORES e não tirando o direito de ir e vir das pessoas que não tem nada haver com o problema.
18 de Jun / 2019 às 17h23
E que ¨diabus¨ a rodovia tem a haver com essa falta dàgua?? agora virou modismo tudo quererem bloquear as vias de circulação, infernizando e impedindo o direito de ir e vir das pessoas, gerando prejuízos a terceiros. Foi por conta dessa atitude desses acéfalos, que tive prejuízo em receber uma carga em minha empresa, e meus clientes desistiram de fechar negócios. Espero que usem suas consciências e façam seus ¨protestos¨ na porta de prefeitura..na empresa de águas e escambau!
18 de Jun / 2019 às 17h41
TODA SEXTA TEM OBRA. TEM OBRA, TODA SEXTA, SEXTA TEM OBRA. OBRA TEM TODA SEXTA. SEXTA TEM OBRA TODA. OBRA TEM SEXTA TODA. SEXTA TODA OBRA TEM. OBRA SEXTA TODA TEM. OBRA, SEXTA, TODA, TEM, TEM, SEXTA, TODA TEM SEXTA, OBRA, TEM, TEM, SEXTA.
18 de Jun / 2019 às 17h48
Enquanto tá faltando em Juremal, Jorra na rua PARIPE e no monte Castelo
18 de Jun / 2019 às 18h40
carnaiba também deveria fazer a mesma coisa,mas ao invés de interditar br queimar pneu la em frente ao saae para que eles aprendam a ter compromisso,eles cortam o abastecimento de agua e nem avisam a comunidade falta de compromisso profissionalismo,resumindo falta de vergonha na cara.
18 de Jun / 2019 às 18h57
A uma grande controvérsia nesta nota do SAAE. Não trocaram a tubulação ou fizeram uma nova adutora. Apenas desviaram o ponto de captação que antes era da adutora de Pilar para um ponto no canal da Agrovale. Canal este que é aberto e cheio de agrotóxicos. Mesmo canal que abastece Carnaíba do Sertão e o bairro Jardim Primavera.
18 de Jun / 2019 às 23h15
E se tivesse que passar uma ambulância com um doente precisando chegar às pressas num hospital? Sei que a revolta daquela respeitosa população é razoável, mas tenhamos um pouco mais sabedoria na hora de reivindicar os nossos direitos...
19 de Jun / 2019 às 01h34
Achei que o povo de Juremal estava protestando contra a mudança do ponto de capitação de água. O SAAE trocou a capitação de agua da adutora da Mineração Caraiba, para o canal da Agrovale que corre a ceu aberto, com a qualidade de agua duvidosa, com presença de agrotoxicos e muitos outros risco de contaminação, mudança essa sem nenhuma consulta a comunidade e que contou com o apoio de vereadores, inclusive que foram bem votados pelo povo de Juremal na eleição passada. Porque houve mudança na captação??? Venderam o terreno para Agrovale por onde passa a Adutora de Juremal, quem vendeu???
19 de Jun / 2019 às 01h45
Não houve nenhuma preocupação dos vendedores com o social, apenas com o capital, isso o povo precisa saber! Depois de uma grande conquista de uma água saindo de uma adutora de faz sua capitação acima da cidade de Juazeiro, com um indice de poluição bem menor, trocar pela água de um canal a ceu aberto, esse é o presente que o povo de Juremal, no manifesto ninguem abordou esse assunto.
19 de Jun / 2019 às 04h56
O saae colocou um carro pipa. Só que a pessoa que está abastecendo. O pessoal vai falar com ele diz que depois . É nada de depois. Esta sendo feito o abastecimento por cara.