O mês de junho é marcado por festas, comidas típicas, danças, trajes juninos e, também, grandes chances de iniciar o seu próprio negócio. O fluxo de vendas no comércio aumenta e as cidades, que vivenciam a cultura junina, recebem muitos turistas, proporcionando maior desenvolvimento econômico e dando vez ao empreendedorismo.
Em Petrolina, durante os festejos são gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados do governo local. O administrador e professor de Empreendedorismo na UNINASSAU Petrolina, Marcos Araújo, destaca que "o desemprego é um dos motivos que tem levado a população empreender cada vez mais. É importante que o novo empreendedor esteja preparado, planeje bem e crie mecanismos para atender as necessidades do cliente", citou.
Durante as festividades empresas apostam em novos produtos/serviços, treinamento de equipes, contratação temporária, visando atrair novos clientes. "Aqueles que ainda não estão no mercado, a oportunidade de iniciar um projeto empreendedor com produtos sazonais pode ser uma alternativa interessante para geração de renda", acrescentou Marcos.
O uso das ferramentas tecnológicas é uma das estratégias intensificadas nesse período. "Só na rede social Instagram são inúmeros perfis que aproveitam para divulgar algum tipo de produto/serviço, seja no segmento de roupa, acessórios, alimentação, festas, turismo, serviços de traslado", lembrou o professor.
Para quem deseja empreender no período junino, veja algumas dicas do professor Marcos:
- Pense nas suas habilidades, naquilo que você faz bem e sente satisfação em realizar.
- Se aproprie de mais conhecimento sobre o que pretende fazer, mas não esqueça de controlar as finanças.
- Inicie! Faça! Determine o começo do seu projeto. "Ponha a mão na massa".
- Seja perseverante no seu ideal .
0 comentários