O ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz deixou o comando da Secretaria de Governo. A saída foi definida no final da manhã de hoje (13), em reunião de Santos Cruz com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto e confirmada há pouco pelo Palácio do Planalto, que também anunciou que o general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira é quem assumirá a pasta. Em nota, o porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, agradeceu o trabalho de Santos Cruz.
"O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, informa que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, será substituído pelo general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. O presidente da República deixa claro que essa ação não afeta a amizade, a admiração e o respeito mútuo, e agradece o trabalho executado pelo general Santos Cruz à frente da Secretaria de Governo", afirmou.
Santos Cruz é o terceiro ministro a deixar a gestão Bolsonaro, após as demissões de Gustavo Bebianno (Secretaria Geral) e Ricardo Vélez Rodríguez (Educação). O novo ministro é o atual comandante militar do Sudeste. Ramos também atuou como comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e foi vice-chefe do Estado-Maior do Exército.
Em carta distribuída à imprensa, o agora ex-ministro Santos Cruz disse que deixou o cargo por decisão do presidente da República e agradeceu servidores da pasta, parlamentares, governadores, prefeitos e meios de comunicação, além do próprio Bolsonaro e familiares. Ele também mencionou autoridades do Judiciário e organizações da sociedade civil. A Secretaria de Governo na gestão Bolsonaro tem atribuição de liderar as relações institucionais e federativas do Poder Executivo federal.
Leia a íntegra da carta enviada por Santos Cruz:
CARTA À IMPRENSA
Na oportunidade em que deixo a função de ministro da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, por decisão do Excelentíssimo Presidente Jair Messias Bolsonaro, expresso minha admiração e agradecimento:
- A todos os servidores da Segov, pela dedicação, capacidade e amizade com que trabalharam, desejando que continuem com a mesma exemplar eficiência;
- Aos Excelentíssimos Deputados e Senadores, digníssimos representantes do povo brasileiro, pelo relacionamento profissional respeitoso, desejando sucesso no equacionamento e na solução das necessidades e anseios de todos os brasileiros, com especial destaque para o Excelentíssimo Senador Davi Alcolumbre (presidente do Senado Federal) e Excelentíssimo Deputado Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados);
- Aos Governadores e Prefeitos que deram a honra de trazer à Segov suas contribuições;
- À imprensa, de modo geral, pelo profissionalismo que sempre me trataram em todas as oportunidades;
- Às autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público e do Tribunal de Contas da União, pela cortesia no relacionamento e nas oportunidades em que tive a honra de travar contato, desejo que sejam sempre iluminados em suas decisões.
- Às diversas instituições e organizações civis, empresas, servidores públicos, embaixadores e todos os cidadãos que travaram contato com o governo por meio da Segov;
- Ao Presidente Bolsonaro e seus familiares, desejo saúde, felicidade e sucesso.
Carlos Alberto dos Santos Cruz
Com informações da Agência Brasil
9 comentários
13 de Jun / 2019 às 18h48
Pois é... A dança das cadeiras continuam no Governo Federal. No dia 5 de maio, um domingo, BOLSONARO chamou SANTOS CRUZ à residência oficial do PALÁCIO DO ALVORADA. Os dois tiveram uma péssima conversa. Bolsonaro queria explicações sobre supostas mensagens de Santos Cruz em um grupo de aplicativo de troca de mensagens com críticas ao próprio presidente. O ministro argumentou que não era o autor das mensagens.
13 de Jun / 2019 às 19h55
Ate agora Bosonaro so piora a vida dos brasileiros. Gás 70. Gasolina 4.60. Tudo piorando
13 de Jun / 2019 às 19h55
Ate agora Bosonaro so piora a vida dos brasileiros. Gás 70. Gasolina 4.60. Tudo piorando
13 de Jun / 2019 às 20h47
tu acha que bolsonaro e culpado destas badernas no pais . te aquete homem vá culpar outra freguesia petralha que desviou mais de quatrocentos bilhoes do bnds para paizes compadres , te aquete homem .
13 de Jun / 2019 às 21h39
Normal. Vamos em frente.
14 de Jun / 2019 às 05h05
GABRIEL-PARA A TUA ATUALIZAÇÃO,PARA NÃO FICAR DIZENDO MENTIRAS,EM JUAZEIRO O GÁS CUSTA 60 REAIS !
14 de Jun / 2019 às 08h57
Em seis meses já se foram 3. Logo logo quem vai dançar é o marreco de Maringá , e na sequencia será a vez do psicopata patético. Não vai demorar desse governo fascista, farsante desmoronar. "Quem com o ferro fere, com o ferro será ferido". Bolsominions estão ferrados. Assistindo de camarote, tomando uma gelada, o desfecho desse "filme de terror"... kkkk. #LulaLivre, já.
14 de Jun / 2019 às 10h07
“Não, eu me afastaria se houvesse uma situação que levasse à conclusão de que tenha havido um comportamento impróprio da minha parte. Acho que é o contrário. Agora estou em uma outra situação, estou como ministro da Justiça, não mais como juiz, mas tudo o que eu fiz naquele período foi resultado de um trabalho difícil. E nós sempre agimos ali estritamente conforme a lei. Qualquer situação, despido o sensacionalismo, está dentro da legalidade. Conversar com procuradores, conversar com advogados, isso é absolutamente normal.(Sergio Moro)
14 de Jun / 2019 às 10h38
BOLSONARO...