Com o apoio da Polícia Civil, a Coelba realizou mais uma operação de combate ao furto de energia na região de Juazeiro. Técnicos da distribuidora percorreram a região do Salitre e encontraram redes clandestinas que atendiam irregularmente lavouras irrigadas da região.
Três fazendas foram autuadas e os técnicos da concessionária fizeram a retirada da conexão de rede que atendia ao bombeamento para irrigação. O proprietário de uma das fazendas foi conduzido para a delegacia para prestar esclarecimentos. A Coelba estima que a energia recuperada é suficiente para abastecer aproximadamente 13 mil residências durante um mês.
O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br
Ascom Coelba
1 comentário
14 de Jun / 2019 às 23h29
Pois é, eles chamam de furto o roubo de energia. E furto também não é cobrar valores indevidos? De todos. Anos e anos esse gato miando caladinho nas contas de energia elétrica? Até hoje caladinhos estão, caladinho ficam. Acessem o portal www.proteste.org.br e veja o que está acontecendo com sua conta de luz, sobre o ICMS cobrado indevidamente. Eles ajudam a ressarcir o dinheiro.