Juazeiro foi um dos contemplados em edital da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) que premia as boas práticas direcionadas à Promoção da Igualdade Racial nos municípios baianos.
A premiação que Juazeiro receberá dia 18 de junho em Salvador, se deve à prática anual do Calendário Municipal do Novembro Negro, que reúne diversas instituições junto com a prefeitura dando visibilidade a atividades em terreiros, palestras em escolas, rodas de conversa nos equipamentos da assistência social, seminários, exposições e exibição de filmes que abordam a temática.
A premiação que inclui computador, impressora, mesa de trabalho e cadeira, tem a finalidade de apoiar a estruturação física dos órgãos que atuam com Promoção da Igualdade Racial (PIR), além de possibilitar um conhecimento das diversas realidades que permeiam a condução desta Política em todo o estado.
Para a diretora de Diversidade, Luana Rodrigues, esta é mais uma importante conquista da gestão municipal. “Juazeiro caminha para o processo de organização da política de promoção da igualdade racial, cumprindo sistematicamente a programação e as orientações do Fórum de Gestores Municipais do Estado da Bahia, comparecendo às reuniões, realizando a política por meio do fortalecimento do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e dos Povos e Comunidades Tradicionais, realizando os Fóruns Municipais e ações de Combate ao Racismo e a intolerância Religiosa”, pontuou.
Para ela, este será mais um incentivo no sentido da valorização do setor que trabalha cotidianamente para a realização da Política. “Vamos continuar sempre levando essa política com seriedade, afinal Juazeiro tem mais de 73% da população negra, três comunidades certificadas como quilombola e mais de 60 Terreiros. Nossa atuação enquanto gestão é continuar no combate ao racismo, à intolerância religiosa e não cruzar os braços diante do genocídio da juventude negra, fazendo sempre uma política séria e necessária”, completou.
A secretária Cida Gama comemora a conquista destacando a atuação do município. “Essa premiação é algo positivo para fortalecer a política e todo o setor que trabalha diariamente nessa construção e no combate ao preconceito. Temos ao longo do ano várias atividades voltadas à promoção da igualdade racial e a gestão municipal tem obrigação de lutar pelo direito do outro”, completou.
Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários