As universidades federais de Pernambuco perderam mais de 200 bolsas de pós-graduação desde que a limitação de verbas na educação foi adotada pelo governo federal. A reportagem do Blog Geraldo José apurou que a Univasf foi atingida.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou o bloqueio de mais 2.724 bolsas de mestrado e doutorado no país.
O novo corte atingiu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que perdeu mais 78 bolsas de pós-graduação; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que teve mais 71 bolsas de mestrado e 32 de doutorado eliminadas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), deve ter que suspender 18 bolsas, chegando a 236 bolsas cortadas no estado.
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou que mais 54 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado foram bloqueadas pelo Ministério da Educação (MEC) em processo de contingenciamento que já havia suspendido, no início de maio, outras 82 bolsas. A instituição também divulgou que houve bloqueio de R$ 2,5 milhões em verbas para mobilidade internacional de estudantes.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco está presente em três estados: Pernambuco, Bahia e Piauí. Os primeiros campi foram implantados em Petrolina, sertão pernambucano; Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Em seguida, a universidade se estabeleceu em Senhor do Bonfim (BA), depois foi implantado o campus Paulo Afonso (BA) e, mais recentemente, o campus Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foi criado.
A universidade oferece 35 cursos de graduação, dos quais 30 são presenciais e cinco na modalidade de Educação a Distância (EAD). A Univasf também possui 17 cursos de mestrado, quatro doutorados e 10 especializações.
Redação Blog
5 comentários
08 de Jun / 2019 às 12h24
CONSEQUÊNCIAS DA MALDITA HERANÇA DEIXADA PELO PT.
08 de Jun / 2019 às 16h13
ESSA É MAIS UMA CONSEQUÊNCIA DO VOTO NULO.....E, TAMBÉM DE QUEM VOTOU EM ANALFABETO......
08 de Jun / 2019 às 16h27
Bendita herança maldita a UNIVASF!!Fala turma do Bonzo
08 de Jun / 2019 às 19h22
coloca esse reitor na cadeia logo
08 de Jun / 2019 às 20h06
A incompentencia é acima de tudo não se responsabilizar pelo presente QUIM. O presidente em seu pacote de maldades e falta de competência, onde admiti não saber nada de economia, sendo um “entreguista” do bem público, pretende sucatear a educação pública pra valorizar a educação privada. Deixa de idiotice partidária, o PT hoje é oposição e Bolsonaro foi eleito pra governar, não pra dar desculpas. Continuando da forma que está, nas próximas eleições darão não mais 14 anos de governo ao PT, e sim mais 30.