Vinte moradores da comunidade de Cacimba do Silva e região participaram na quarta-feira (29) e quinta-feira (30), no distrito de Itamotinga, das capacitações gastronômicas que integram o projeto 'Fortalecendo o Semiárido', realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP). Para a tecnóloga em alimentos Ataíldes Pinheiro, proporcionar aos moradores de Juazeiro qualificação profissional de forma gratuita é enriquecedor.
"Esse ano apresentamos uma grande novidade ao projeto, que foi inserir produtos PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais, dando foco ao beneficiamento da palma. Proporcionar a essas pessoas um olhar diferenciado a uma matéria prima, existente em seus quintais, onde o uso era só para alimentação animal, é algo gratificante. Hoje eles puderam elaborar e degustar inúmeros produtos feitos através desse vegetal", frisou.
Um dos objetivos do projeto é conviver com as potencialidades existentes no Semiárido, a exemplo da palma. Além disso, ele tem possibilitado aos empreendedores locais, comercializar os alimentos produzidos a partir das capacitações nas feiras distritais de caprinos e ovinos. A presidente da Associação de Produtores de Cacimba do Silva, Márcia Pereira Quirino, falou da felicidade em participar do curso. "Desde que o projeto foi iniciado, a nossa comunidade tem sido agraciada com informações importantes para o nosso desenvolvimento na área gastronômica. Todos estão de parabéns", declarou.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, a ADEAP tem priorizado a profissionalização dos micro e pequenos empreendedores do município, através de seus cursos. "A nossa gestão não tem medido esforços para contribuir com a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da cidade. O projeto Fortalecendo o Semiárido, com êxito, tem alcançado um grande público. A equipe está de parabéns", afirmou.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
0 comentários