Foto dos 60 anos de Negão do Edson em 2017.
Informações dos familiares e do professor Gilmar Nery dão conta de que acaba de falecer no Hospital Regional de Juazeiro o Professor José Raimundo dos Santos, popularmente conhecido como Negão do Edson.
Negão, desde que descobriu ser portador da diabetes nunca mais teve saúde, de lá para cá, foram vários internamentos a grande maioria por anemia profunda.
Há poucos dias, o professor de Educação Física voltou a ser internado no Regional também com problemas renais. Nesta quarta-feira (29), ele teve uma parada cardíaca, os médicos tentaram reanimá-lo, mas o professor não resistiu e veio a óbito no início da noite.
O velório, começa logo mais às 22 horas no SAF, à rua Raul Alves, bairro Santo Antônio. O enterro, será amanhã às 17 horas, saindo do SAF para o cemitério central de Juazeiro.
Em 2013, o Professor José Raimundo destaque no Blog GJ Notícias depois de entrevista concedida ao quadro Conversa ao Pé do Balcão, no programa Bodega do Brocoió, na Rádio Juazeiro. Relembre:
José Raimundo dos Santos, Negão do Edson, começou entrevista discordando de quem o caracteriza como sizudo, duro: “Pelo contrário, sou emotivo, sensível, choro fácil, mas não diria alguma coisa, aprovaria uma opinião somente para agradar alguém, não importa quem seja”, ressaltou.
Filho de Juazeiro e morador do Bairro Santo Antonio desde que nasceu, há 56 anos, continua mantendo seu amor pela comunidade e pela terra: “Moro no mesmo bairro e na mesma casa desde que nasci e de lá não saio”, profetizou. Durante a entrevista, Negão do Edson não escondeu seu desencanto com as administrações que se sucederam em Juazeiro e com seu antigo partido, o PCdoB.
Bairrista convicto, disse que "até" já admite gostar de Petrolina, “mas não compraria nada lá, se tivesse aqui, mesmo que fosse mais barato.” Negão do Edson até se lembrou da última vez que visitou a cidade vizinha: “Faz uns seis anos. Neto e Mundinho estavam tocando lá, num sábado à tarde, e eu fui. O motivo era justo”, pontuou.
Atleta e professor de handebol a partir dos 70, considerado acima da média na prática desse esporte, Negão do Edson relembrou grandes momentos dos jogos escolares em juazeiro e lamentou a falta de incentivo a esses eventos já a algum tempo: “Naquela época os diretores de escolas iam pra beira da quadra torcer e apoiar os seus atletas, isso motivava, tirava a juventude de caminhos errados e havia uma disputa acirrada, mais sadia, entre colégios como o Edson Ribeiro, Rui Barbosa, Lomanto Júnior, Paulo VI”, relembrou saudosista.
Botafoguense convicto, mas com muitos amigos rubro-negros, ele evita falar o nome do Campeão da Copa do Brasil, se referindo ao Flamengo sempre como “aquela coisa”. Não negou, no entanto, que certa vez colocou uma bandeira do Flamengo no seu bar “Baianidade”, no Santo Antônio, só para atrair a clientela.
Provocado, não negou que certa vez quase entrou em conflito com um cantador, num evento em homenagem ao dia do samba, no “Bar de Juninho”, só porque a cantiga entoada falava que “o samba nasceu em Pernambuco”: “O samba nasceu na Bahia e eu o desafiei a provar o que cantava. Rendeu uma discussão, mas depois tudo ficou numa boa”, relatou.
17 comentários
29 de May / 2019 às 19h41
Eu conheci José Raimundo. Dono de fortes convicções, mas respeitador de visões diferenciadas da sua. Ele demonstrava amar a Juazeiro de verdade e encarnava perfeitamente o que muitos hoje chamam de "juazeirenidade". Que o bom Deus traga conforto e paz para todos de sua família.
29 de May / 2019 às 19h41
Figura histórica e querida de Juazeiro-BA, quem não foi aluno de Negão do Edson, siga em paz Professor.
29 de May / 2019 às 19h51
Lamentável. Uma grande figura que marcou época em Juazeiro. Descande em paz. Vai com Deus. Saudações Botafoguense.
29 de May / 2019 às 20h01
Realmente Juazeiro perde uma alma humana, amiga e estimada por todos. Fui seu colega de trabalho durante muito tempo no Colégio Dr. Edson Ribeiro. Meu parceiro de muitos papos e boemias musicais, tinha características especiais. Negão uma certa vez foi interpelado perante vários professores por um Diretor dessa forma; " Professor José Raimundo, soube que você bebe todo dia". Tranquilo, Negão levemente tocando nas costas do Diretor, respondeu: "Alto lá! Bebo todo dia, mas não bebo o dia todo". E ambos caíram na risada. Assim quero lembrar-me sempre desse meu eterno amigo. Descanse em paz.
29 de May / 2019 às 20h08
Vai, amigo Negão do Edson, vai em Paz Profunda, irmão. Você cumpriu a sua missão e todos que o conheram respeitam isso...
29 de May / 2019 às 20h14
Consternado com esta notícia. Presença tão marcante na história de Juazeiro, especialmente do esporte e da educação, que fica difícil assimilar uma notícia como esta. Um esportista que manterá uma legião de amigos, admiradores e ex alunos.
29 de May / 2019 às 21h30
Grande ser humano, bom amigo, Geraldo, quantos anos tinha o saudoso maigo? que Deus o receba.
30 de May / 2019 às 00h20
Deixa importante legado na educação e no esporte. Fui seu aluno no Edson Ribeiro. Me sinto grato por sua contribuição.
30 de May / 2019 às 01h21
Grande amigo! Ilustre botafoguense e com toda certeza faz parte da história de Juazeiro. Descanse em paz Negão! Sua estrela sempre irá brilhar.
30 de May / 2019 às 06h02
Um ser humano da melhor qualidade. Juazeiro mais pobre. Grande Negao! Os bons indo embora, que pena!
30 de May / 2019 às 06h52
José Raimundo ( Negão do Edson). Fez parte da minha infância, de 1980 a 1988 aonde estudei no Edson e sempre fui aluno dele no Handebol, homem dedicado perfeccionista, e sempre leal, aprendi muito, meu coração está triste, sabemos que é o ciclo da vida, descanse em paz amigo, muito obrigado pelos seus ensinamentos e disciplina, sempre lembrarei de você, fique com Deus.
30 de May / 2019 às 08h02
E 2019 leva mais um para alegrar o céu... Descanse em Paz amigo... sentirei saudades das resenhas de flamengo e Botafogo é dos conselhos que sempre estarão comigo.
30 de May / 2019 às 09h54
É uma grande perca pra Juazeiro, Esse HOMEM simples sempre defendeu sua terra natal, seus amigos e sua família, que DEUS lhe conceda um bom lugar e muito conforto para todos de sua família.
30 de May / 2019 às 10h03
Perdemos um grande exemplo de ser humano. Negão do Edson faz parte da história na Educação, Cultura e Esporte. Deus o receba em paz. Pêsames aos familiares e amigos ( ex- alunos e todos os juazeirenses que conheciam e reconheciam o nosso amigo botafoguense raiz
30 de May / 2019 às 11h24
Lembro bem dessa figura nos jogos escolares. Sempre agraciando o esporte para a juventude
30 de May / 2019 às 12h59
Consternado com a partida prematura desta figura querida por todos,” NEGÃO DO EDSON”,me solidarizo com os familiares e amigos! Sem duvida, Juazeiro fica mais pobre e triste sem a forte e sempre marcante presença deste amigo querido. Com certeza partiu para ser mais uma “ ESTRELA SOLITÁRIA” no nosso firmamento!!!
31 de May / 2019 às 22h01
negão do e deson gente fina mais esta com deus