Na mitologia grega, Procusto era um perigoso salteador que costumava atrair viajantes para sua residência. Chegando ali, as vítimas eram deitadas numa cama de ferro, e depois que adormeciam tinham seus corpos moldados e ajustados de acordo com o tamanho do leito. Se fossem maiores, eram cortados a machado; se fossem menores, eram estirados com cordas até atingir a medida exata da cama.
É assim que têm avançado as políticas econômicas do pós-golpe. O que elas pretendem nada mais é do que moldar ou adequar as condições do povo às exigências do Estado (e do Mercado), quando deveria ser o oposto: eles é que têm de adequar-se às necessidades e bem-estar dos cidadãos e cidadãs – razão última de toda e qualquer política.
Tudo começou com a PEC 55, a famigerada “PEC da morte”, do Temer, que congelou por 20 anos todos os investimentos públicos, incluindo áreas vitais como saúde, educação e segurança pública. Ora, daqui a 20 anos – dizem as estimativas – o país terá 20 milhões de pessoas a mais. Sem contar o número de idosos que, sem dúvida, será bem maior. É surreal que cheguemos ao ano 2036, com 20 milhões de habitantes a mais, dispondo dos mesmos atuais investimentos em saúde e educação, só para citar dois exemplos.
O mesmo ocorre agora com a reforma da previdência, que outra coisa não é senão mais um ajuste fiscal que querem impor sobre o povo (e entre estes os mais pobres), para atender às exigências do Estado (e do Mercado).
Do montante de um trilhão de reais que o Guedes pretende economizar em 10 anos, mais de 800 bilhões sairão do bolso dos mais pobres, que serão assaltados nos seus direitos mais fundamentais, negando-se todo um conjunto de conquistas obtidas ao longo da história e consolidadas pela Constituição Cidadã de 88, caso da Seguridade Social e da Previdência, como sistema público e solidário.
Uma questão se impõe: o que justifica uma economia que se baseia na subtração dos direitos e benefícios dos cidadãos e cidadãs, em especial os mais pobres, se são justamente estes os destinatários das políticas do Estado?
Parodiando o mito de Procusto, os pobres serão obrigados a adequar-se às exigências fiscais do Estado (e do Mercado). Não importa se para isso, eles, os pobres, tenham de amargar o fim de direitos básicos como a própria aposentadoria – único meio de que dispõem para garantir uma velhice com o mínimo de dignidade.
José Gonçalves do Nascimento
Escritor
16 comentários
30 de May / 2019 às 01h15
Bosonaro e Milionários e Milicianos Jagunços e Moru lasca o chicote no lombo dos pobres brasileiros?? Quim??Gásolina 4.90.
30 de May / 2019 às 01h19
Filho de Bosunaru compra 37 apartamentos e Moru caladinho??? Moru ta comendo em Brasília Quim???Amigos de Bostanaro milionários e a gente pobre
30 de May / 2019 às 01h22
O pior é apoiar uma FAMÍLIA Envolvida com bandidos hipócritas
30 de May / 2019 às 01h24
Desde quando a prisão de um condenado aqui na terra reflete a verdade? Se assim fosse, Cristo foi preso e condenado porque era culpado? Ora, façam a reflexão, Lula é preso político e o Papa Francisco é sábio. #Lulainocente #Lulalivrejá!
30 de May / 2019 às 01h34
Quadrilha de bandidos perigosos. Quem abrir a boca morre?
30 de May / 2019 às 01h38
ESSE DEVERIA ESTÁ SE PREOCUPANDO COM O GOVERNO DO BOLSONARO . ESQUEÇAM O PT. TRATEM DE CRIAR EMPREGOS, DÁ SAÚDE PRO POVO, CRIAR ESCOLAS....LULA O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE.... INVEJA MATA...
30 de May / 2019 às 01h46
Fora fora fora Bolsonaro traidor enganador do povo brasileiro novas eleições impeachment já
30 de May / 2019 às 01h48
Os bolsonarim e bolsonaricidas estão contaminandos os alimentos, a terra e o lençol freático
30 de May / 2019 às 01h51
A familia criminosa, sórdida e virulenta dos Bousonarus vai ser eventualmente julgada, condenada e presa por seus crimes.
30 de May / 2019 às 01h52
Bandido bom é bandido morto, palavras do seu pai Flávioladrão! Cadeia pra vc.
30 de May / 2019 às 01h58
Dia 30/05. Manifestação em favor da Educação, Contra os Cortes do Governo, Contra Essa Previdência que prejudica Mulheres e empobrece a população. Venham, participe. Qualquer roupa, todas as cores e bandeiras,são bem vindas. Avante Povo Brasileiro. Quando sair do trabalho,das escolas,venha, seu futuro e dos seus filhos, estão em jogo. Dia 30/05
30 de May / 2019 às 02h01
Impeachment já fora fora Bolsonaro governo desastroso acabando com o Brasil
30 de May / 2019 às 04h52
Da mesma forma que a cultura brasileira tem horror ao conhecimento, ela tem um amor infinito ao pseudo intelectual. Nada mais sintomático do que esse amor por lula, um analfabeto.
30 de May / 2019 às 07h14
JUREMA-GETÚLIO-POIS É,UM BOLSONARO INCOMODA MUITA GENTE...DOIS BOLSONAROS INCOMODAM MUITO MAIS..DOIS BOLSONAROS INCOMODAM MUITA GENTE...TRES BOSONAROS INCOMODAM MUITO MAIS...TRES BOLSONAROS INCOMODAM MUITA GENTE...QUATRO BOLSONAROS INCOMODAM MUITOS MAIS...SE VOCES ESTÃO INCOMODADOS COM O CAPITÃO,QUE TAL SE MUDAREM PARA A VENEZUELA,CUBA,COREIA DO NORTE...LA NÃO TEM BOLSONAROS,MILIONÁRIOS COMO EU,NEM MILICIANOS,NA VENEZUELA,COM UM OVO VOCE TROCA POR MILHÕES DE LITROS DE GASOLINA.VOCES SÃO INTELIGENTES, QUE AINDA FAZEM AQUI ? MUDEM SE PRA LA.ESTÃO PERDENDO TEMPO AQUI.
30 de May / 2019 às 07h22
PARA OS DEMAIS PETISTAS :'Antonio Palocci, na CPI do BNDES, teria revelado que a conta no exterior na qual Joesley Batista depositou propina pertencia ao PT. Segundo O Globo, ele teria revelado também “os nomes de outros empresários que deram propina ao partido por meio da mesma conta. Esses executivos não tinham ligação com Joesley e suas empresas”. Se isso se confirmar, é a maior bomba contra o PT desde a prisão de Lula...'EXPLIQUEM ISTO !
30 de May / 2019 às 10h15
Falando sério! quem ainda não inteirou das mudanças caso a reforma da previdência venha a passar vai cair de costa! ouvi a explanação de um advogado sobre esta reforma vai penalizar todos mas principalmente os menos desprotegido! é mole pagar 40 anos interruptor ao inss para aposentar! o que veremos é senhores de 75 ,80 anos ou mais trabalhando para ter uma aposentadoria integral! vai ficar PIOR.