Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que o estado da Bahia teve saldo positivo na geração de empregos, em abril. No período, foram abertos 10.093 novos postos de trabalho, uma variação de 0,59% em relação ao estoque do mês anterior.
Em abril, todos os setores da economia baiana tiveram saldo positivo. Os destaques foram Agropecuária, com a geração de 2,4 mil novos postos, Indústria de Transformação (2,4 mil) e Serviços (2,3 mil). A Construção Civil (1,5 mil) também apresentou resultado expressivo no mês.
Desempenho Nacional - O Brasil registrou a abertura de 129.601 novas vagas de emprego com carteira assinada em abril, resultado de 1.374.628 admissões e 1.245.027 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Este foi o melhor resultado para abril desde 2013. Na época, o Caged registrou a criação de 196.913 vagas. Terceiro ano consecutivo de saldos positivos e crescentes no mês, o número reflete a recuperação do contingente de empregos formais em abril desde 2017. No acumulado do ano, de janeiro a abril, foram gerados 313.835 postos de trabalho e o estoque de empregos chegou a 38,7 milhões. O resultado de abril de 2019 está diretamente relacionado aos setores de Serviços, Indústria de Transformação e Construção Civil, responsáveis pela maior parte da geração de empregos no mês. Destaca-se ainda que o saldo de emprego foi positivo nos oito setores econômicos.
Juazeiro foi a terceira cidade do Nordeste na geração de empregos no mês de abril, ficando atrás apenas de São Luiz (Maranhão) a primeira e Salvador a segunda colocada. Juazeiro, teve um saldo de 1.722 contratações com carteiras assinadas. O destaque foi a indústria de transformação, responsável pelo saldo de 1.336 novas vagas.
No Instagram, o prefeito Paulo Bomfim comemorou: "A crise econômica assola o país inteiro, mas Juazeiro foi a 1ª cidade do interior do Nordeste na geração de empregos no mês de abril. Os dados são do CAGED, órgão do Governo Federal. No total, tivemos um saldo de 1.722 contratações com carteiras assinadas, ficando atrás apenas de duas capitais em toda região nordestina. Sabemos que os dias não são fáceis, porém continuamos atraindo empresas e abrindo novos postos de trabalho. O grande destaque vai para a indústria de transformação, responsável pelo saldo de 1.336 novas vagas. E vamos trabalhar!"
Da redação
9 comentários
27 de May / 2019 às 08h18
È sabido por todas as pessoas inteligentes que esses dados não refletem a realidade , por exemplo , se compilam os dados das admissões , porem não se cruzam com os dados da demissões . Esse tema já foi amplamente discutido . Percebe-se que o gestor municipal tenta mudar o foco das discussões que envolvem infindáveis problemas por que passa o município em todas as áreas: infraestrutura , saude , segurança publica , educação etc..Usa o atual prefeito a mesma estrategia do seu antecessor quando alardeou também em redes sociais que Juazeiro era a cidade que mais gerava emprego.
27 de May / 2019 às 08h41
A maioria desse povo trabalha em Juazeiro e vai morar em Petrolina. Ganha o dinheiro aqui e vai gastar o dinheiro lá, porque lá é cidade de verdade e aqui só tem esgoto e muriçoca, escuridão, ruas tortas e esburacadas, terrenos minúsculos e casas geminadas.
27 de May / 2019 às 08h49
Que notícia boa. Deus Abençoe a AGROVALE na geração de empregos....
27 de May / 2019 às 09h36
FAKE NEWS. Nossa cidade infelizmente só afunda em todos os setores.
27 de May / 2019 às 10h02
Se tirar a Agrovale, que é a empresa que é certo que gera muitos empregos na época do corte da cana, quantos empregos Juazeiro gerou??? Tem que esclarecer isso pra desmascarar esses incompetentes da prefeitura de Juazeiro.
27 de May / 2019 às 10h27
Gente essa notícia não e verdadeira não viu cadê os empregos . Eu mesmo to trabalhando em Petrolina
27 de May / 2019 às 11h19
Mérito da agrovale em período de safra. Manda fazer uma pesquisa fora dessa época...
27 de May / 2019 às 13h57
Professor Taciano, sabe o que eu acho mais absurdo disso tudo? É que a população juazeirense não cai mais nessas "cortinas de fumaça" que inutilmente a Asscom-pmj tenta de forma tresloucada "passar" para população. Onde Juazeiro-BA é a 3ª cidade que mais gera emprego? Os empregos gerados aqui são sazonais! As empresas que tentam se instalar aqui correm para Petrolina... Graças a Deus existe internet onde o povo se comunica e se informa. os portais da transparência estão aí.
27 de May / 2019 às 15h28
Estou desconfiado desse CAGED. Até aposto que começou o corte da cana na Agrovale, precisa de peão de trecho para cortar a cana. A minha casa já até amanheceu esses dias toda suja de palha de cana. Com certeza tão moendo cana. Enchendo o bolso em cima das nossas mazelas, enquanto eles moem a cana, nós vamos barrer o lixo das palhas pretas que caem. Sempre foi assim, não é? ninguém reclama. E nem deve! Vão cada um cuidar de suas vidas e fiquem quietos e calados, é bem melhor.