O Distrito Núcleo Pilar do Município de Jaguarari, Bahia, é um lugar onde se vive destacado exercício da cidadania, se comparado a maioria dos outros locais urbanos do Estado, uma estrutura construída pela então empresa estatal Caraíba Metais/SA (Mineração Caraíba), na atualidade, reformado pós processo de privatização em 1994, onde os trabalhadores, entre outras conquistas, passaram a ser donos das casas e apartamentos.
Tal comunidade tem um dos melhores níveis de formação política, cultural, social da Bahia, e olhe lá: boa compreensão de direitos e deveres; gosto musical qualificado, observado inclusive nos bares; consciência eleitoral histórica; povo solidário e fraterno; e clara consciência de classe!... Salve-se, a qualquer exceção, ou suposto exagero!
O chamado Núcleo Habitacional Pilar, é palco do Movimento Sindical “cutista” (CUT), um dos mais autênticos do País, sem perder em conteúdo, nem para o chamado ABC-Paulista, tido como “berço do sindicalismo brasileiro”. A “peãozada”, passou por um processo de Luta, educativo, conscientizador, onde aprenderam a entender a política, fazer militância e quer mudar o mundo pra melhor. A maioria desse povo, ficou em Pilar, a outra parte que saiu de lá está distribuída por Juazeiro, Sobradinho, Sento-Sé, Bomfim, Jaguarari, Uauá, sendo destaque como ser social, eleitor e militantes políticos defensores do interesse público.
Essa história dá um livro: Comissão de Fabrica; Sindimina; Greves; Assembleias; Boletins/Panfletos; Pichações; Operações Xiitas; Manifesto de Rua e na Porta-da-mina; Ocupações; processos trabalhistas coletivos; eleição de três vereadores (Fernando Dultra/1988, Ariomar Rocha/1996 e Xavier/2008-2012) ambos pelo PT e da direção do sindicato. Uma urna de 107 votos na Eleição Presidencial de 1989, Collor teve quatros deles, um nulo e Lula ficou com 123 (cento e vinte três). Desde 1988 que a votação do Pilar é destaque pela esquerda, na m ais absoluta demonstração de consciência de classe.
Laurenço Aguiar do Nascimento (Grampão) - Ex-morador do Pilar.
2 comentários
23 de May / 2019 às 13h50
Como numa urna de 107 votos, Lula possuiu 123?
24 de May / 2019 às 09h33
Parabéns, bravo camarada, por mais uma belíssima crônica, desta feita exaltando a promissora e politizada Pilar, que vi pela primeira nos idos de 90, enquanto realizava um trabalho missionário na condição de seminarista. Atesto o caráter de hospitalidade, senso civilizatório e comprometimento politico daquela gente, permitindo-me citar como exemplo o companheiro Yon Fontes, militante histórico das causas sociais. Salve o Pilar, salve o sertão!