Padre José Erimateia de Oliveira, atualmente pároco de São João Batista, em Uauá-BA, publica livro com o título “O ensino de Filosofia e os valores na escola e na família” pela editora Appris, onde ressalta aspectos importantes sobre a família e a escola, que são lugares da vivência de valores. O autor traz elementos contundentes sobre a relação da família e da escola com a educação, buscando responder a questão: a quem cabe a responsabilidade de transmitir valores e educar, a família ou a escola?
No livro, padre José Erimateia mostra as dificuldades e perspectivas encontradas no processo educacional, de maneira concreta, por meio de experiências e depoimentos de gestores, professores e educandos. Ele destaca com profundidade a importância do ensino de Filosofia para o fortalecimento dos valores na escola e na família, que passam por grandes turbulências, pois enfrentam dificuldades por causa da indisciplina, especialmente diante da ausência de limites e da vivência de valores éticos e morais, particularmente no âmbito familiar.
Sobre o autor
Padre José Erimateia de Oliveira é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras, bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Feira de Santana, pós-graduado em Liturgia pelo Instituto de Filosofia e de Teologia de Goiás e pós-graduado em Ensino de Filosofia pela Universidade Cândico Mendes. Atualmente é Pároco da Paróquia São João Batista, em Uauá – BA, Coordenador de Pastoral da Diocese de Juazeiro – BA, e membro da Comissão de Liturgia do Regional NE III da CNBB, Bahia e Sergipe.
0 comentários