Dentro do cronograma permanente de limpeza de canais, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a Prefeitura de Juazeiro executou esta semana a limpeza no Canal Malhada, no trecho que corta o bairro João XXIII. O trabalho está beneficiando também os bairros: Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar e Monte Castelo.
O objetivo do trabalho realizado com auxílio de uma máquina hidráulica é combater a proliferação de insetos, facilitar o fluxo da água, que fica comprometido por conta do acúmulo de lama e lixo domiciliar descartado de forma irregular no local. De acordo com o secretário de Serviços Públicos (SESP), Celso Leal, o governo municipal não tem descuidado desse serviço, mas parte da população continua jogando lixo dentro e nas margens dos canais, o que dificulta o trabalho do poder público.
“É preocupante a quantidade de lixo jogado nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, colchões, garrafas pets, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, explicou Celso Leal.
A juazeirense Juliana Alves Santana, que trabalha nas proximidades do canal confirmou os problemas causados pela falta de cidadania e de consciência ambiental de algumas pessoas. “É constante visualizar os próprios moradores do bairro jogando lixo e móveis velhos. O resultado desta falta de conscientização ao eliminar o lixo de forma indevida no canal é o surgimento de mosquitos e muito mau cheiro, o que prejudica a todos”, finalizou Juliana.
Luzete Nobre/SESP
4 comentários
18 de May / 2019 às 17h27
Do que adianta limpar, se as muriçocas não diminuíram, pelo c contrário aqui no bairro monte serrat fez foi aumentar,já virou um caso de epidemia é tanta muriçoca que quando às 17:30 h em diante ninguém fica nas portas com medo de ser carregado pela praga chamada muriçoca, queria que algum vereador ou prefeito vinhesse nos bairros próximos aos canais abertos da cidade no horário onde aparece as muriçocas, para eles saírem de barriga cheia de tanta muriçoca que eles iriam engolir,sinceramente Paulo Bonfim é o pior prefeito da história de juazeiro da Bahia.
18 de May / 2019 às 20h04
Quando vi esta matéria fui resgatar algumas das proposta do então candidato, e hoje prefeito, Paulo Bonfim em relação aos canais de Juazeiro {...} Programa Canais Urbanizados, entre outras propostas. Muito pouco se foi realizado relativo a esse tema, continua os canais a céu aberto, esgoto escorrendo sem nenhum tratamento em meio as casas, trazendo prejuízo e doenças a população.Enquanto isso fica ai fazendo meia boca, com limpeza de canais que não causam nenhum efeito prático. Sem contar também, as ruas de vários bairros sem receber nenhum tipo de pavimentação, a exemplo do Monte Castelo..
18 de May / 2019 às 20h09
Alto do Alencar e muitos outros, que se recebesse pavimentação iria contribuir na diminuição das muriçocas assim como diminuiria a infestação de insetos. O que que queremos é respeito pelo nosso impostos, e que façam retornar em forma de obras concretas que realmente façam diferença e não apenas paliativos que nada resolve e no outro dia o problemas volta ainda maior.
19 de May / 2019 às 11h32
verba de imposto da municipalidade jogada na lama . o que se gastou com essa limpeza mau feita daria para beneficiar e cobri de outras formas , sem falar que este canal e para aguas pluviais e não esgoto . este governo fraco e sem planejamento começa os serviço e fica sem concluir o quer e de se esperar de um governo comunista .