O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira (16/5), que as investigações que recaem sobre um dos seus filho, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), têm por objetivo atingi-lo. "Estão fazendo esculacho em cima do meu filho", disse Bolsonaro pela manhã, afirmando que colocou seu sigilo bancário "à disposição" para prestar explicações.
"Querem me atingir? Venham pra cima de mim! Querem quebrar meu sigilo, eu sei que tem que ter um fato, mas eu abro o meu sigilo. Não vão me pegar", disse o presidente em Dallas (EUA). Questionado sobre a investigação que atinge seu filho, Bolsonaro falou por quase 15 minutos, disparando críticas à imprensa, a jornalistas presentes no momento e aos governos do PT.
Oito alvos da quebra de sigilo bancário e fiscal na investigação que mira Flávio Bolsonaro já trabalharam no gabinete de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, quando este era deputado federal. Os nomes, que incluem uma irmã e uma prima de Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro, aparecem em decisão do juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, de 24 de abril, que listou 95 pessoas e empresas na investigação. Todos terão os dados bancários e fiscais abertos a pedido do Ministério Público.
"Você sabia que naquele grupo junto do Queiroz, tinha umas 20 pessoas, uns 20 funcionários. (Com) O meu filho estava 1,2 milhão, segundo o que o Queiroz teria movimentado. Na verdade é metade, porque o Coaf mostra o que entra e o que sai. Tinha uma senhora lá, empregada de um deputado do PT, que teria movimentado, na mesma circunstância, 49 milhões de reais. O que aconteceu com este deputado? Ele foi eleito neste ano presidente da Alerj, ninguém tocou no assunto. Façam justiça!", criticou Bolsonaro.
O presidente emendou falando que "grandes setores da mídia, ao qual vocês integram, não estão satisfeitos com o meu governo que é um governo de austeridade".
"Fizeram aquilo para quê? Para prejudicar. Desde o começo do meu mandato o pessoal está atrás de mim, o tempo todo usando a minha família. Quebram o sigilo de uma ex-companheira minha, que eu estou separado há onze anos dela, que nunca foi empregada no gabinete. Eu me pergunto, por que isso? Qual a intenção disso? 93 pessoas? Eu não quero acusar outras pessoas de nada, não, mas está escandaloso esse negócio, está escandaloso", disse Bolsonaro, sobre as investigações.
O presidente ainda disse que há uma "jogadinha" entre a TV Globo e o Ministério Público sobre a investigação. "A Globo ficou sabendo da quebra do sigilo do meu filho desde o ano passado. Pergunta para a Globo, é uma jogadinha, entre o Ministério Público do Rio de Janeiro com a Globo. É a jogadinha, quebraram o sigilo bancário dele desde o ano passado e agora para dar um verniz de legalidade quebraram oficialmente o sigilo dele e mais, se eu não me engano, 93 pessoas. Nossa senhora, tem uma Lava Jato aí. Vai fundo, vai fundo", afirmou o presidente.
Bolsonaro sugere que há uma "ilegalidade" na quebra de sigilo de Flávio. "O que diz a jurisprudência, eu não sou advogado, nulidade de processo", afirmou.
Correio Braziliense
12 comentários
16 de May / 2019 às 16h37
Lugar de Laranjas eh na cadeia. Enganou a nação. Gás 65 reais
16 de May / 2019 às 16h39
Bosonaro seu filho comprar 19 apartamentos sem ter renda?? explica?? blogue Brasil247
16 de May / 2019 às 16h41
Boso maluco milicianos milionário 40 anos mamando em Brasília nunca fez nada bom.
16 de May / 2019 às 17h03
Onde esta aquele falastrão, gozador e metido a esperto. A chapa nem esquentou e ele já esta pipocando? Chegou esbravejando, que ia fazer e acontecer. Exterminar com o pt e a corrupção, era promessa de campanha rs rs rs o veneno jorrava dos canto da boca rs rs rs olha no q deu, vai morrer envenenado com suco de laranja podre.
16 de May / 2019 às 17h08
Se tá rosnando pq estão abrindo sigilo bancário do filho, imagina se fosse o dele. Esse cara pensa que o povo é de fato idiota. É corrupto sim. Mal gestor. E tá em Dala passeando com os parentes. Ataca a imprensa pa sabe que não pode copitar todo mundo. Tem medo do conhecimento e ataca as universidades (produtoras de conhecimento). Gosta do que aliena (seus robos de fakenews) pq assim o povo fica dominado. Bolsonaro é o pior presidente que meu país já teve. Os piores eleitores que já tivemos desde a época do voto popular!
16 de May / 2019 às 18h45
Meu presidente se ficar provado o que “dizem”, quem errou tem que pagar, nem que seja seu filho. Nós não temos bandido de estimação. Deus acima de tudo e Brasil acima de todos. COMUNISMO NUNCA MAIS.
16 de May / 2019 às 19h26
Rede Globo lixo,PT lixo,Pc do b lixo esquerdistas miseráveis que não quer deixar um presidente honesto eleito pelo povo BOLSONARO 2022
16 de May / 2019 às 19h59
Esse cara tá pensando que é o Rei da Cocada, Brasil não tem dono não Bolsonaro. Quem descobriu, não se tornou dono, imagine você. O Brasil é dos brasileiros e, independente de poder, todos são iguais. VIVA O BRASIL INDEPENDENTE.
16 de May / 2019 às 20h01
Esse cara tá pensando que é o Rei da Cocada, Brasil não tem dono não Bolsonaro. Quem descobriu, não se tornou dono, imagine você. O Brasil é dos brasileiros, e independente de poder, todos são iguais. VIVA O BRASIL INDEPENDENTE.
16 de May / 2019 às 20h26
Será que os Generais brasileiros não se sentem constrangido de ver um Capitão do Exercito bater continência para bandeira americana ? Isso é muito ridículo, cadê à soberania desse País, que se diz " Gigante pela própria natureza" Duque de Caxias onde se encontra, deve estar bastante envergonhado.
17 de May / 2019 às 11h29
VALEU NONATO PURA VERDADE
17 de May / 2019 às 11h30
QUEM NÃO DEVE NÃO TEME