A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina recebeu novamente este ano um curso de capacitação profissional em emergência, baseado na simulação de casos clínicos, promovido pela companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, através de uma parceria entre o governo do estado, laboratório e UPAE/IMIP. O último foi realizado há exatamente 12 meses.
Participaram das discussões sobre o diagnóstico, condutas terapêuticas e estação prática com administração de trombolítico, médicos e profissionais de enfermagem da própria instituição e de serviços de saúde convidados. Nesta edição, o facilitador Dr. João Moraes Júnior reafirmou que intenção da capacitação é possibilitar uma atualização periódica com relação ao tema. Para o profissional, "informação salva vidas", já que diante da confirmação de um ataque cardíaco a equipe tem que agir rápido, de preferência antes da primeira meia hora.
"Hoje em dia existem medicações alternativas, como o trombolítico utilizado pela UPAE, que são capazes de dissolver o trombo, evitando que o paciente venha a falecer ou agravar, caso não consiga um cateterismo de urgência. E não basta o serviço de saúde dispor disso, a equipe de saúde tem que saber como e em que circunstâncias utilizar", ressaltou.
A UPA 24h de Petrolina tem perfil clínico e muitos dos pacientes cardíacos em crise acabam chegando à Unidade, que é porta aberta. "Por isso, nós precisamos estar preparados", garante a coordenadora médica Bruna Spíndola.
"Nossa equipe já passou por algumas atualizações nesse sentido, inclusive com representantes do Instituto do Coração de São Paulo, e essa é mais uma iniciativa que veio somar", complementa.
A enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Andreska Ferreira aprovou: "com todas essas informações a gente se sente mais seguro e consegue prestar um atendimento de excelência à população".
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários