O Brasil parou nesta quarta-feira (15) com atos contra os cortes em diferentes áreas da educação realizados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na Bahia, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acompanhou as manifestações do 'Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação'. Nas redes sociais, nos sites de notícias e pela televisão, o parlamentar viu a força da juventude tomar as ruas e não deixou de criticar a gestão federal. "Precisamos aprovar o orçamento impositivo para educação e impedir que os 'Bolsonaros da vida' possam cortar os recursos do setor Porque o país sem educação não tem futuro. Os governos do PT ampliaram a educação superior no Brasil e isso resultou em maior acesso a universidades. Bolsonaro não tem o direito de cortar orçamento do que é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro: a educação pública".
Dos Estados Unidos, o presidente da República tentou descaracterizar as manifestações dizendo que "são uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil". Em resposta, o deputado Valmir Assunção disse que quem tomou as ruas foram os afetados pelos cortes. E que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não conseguiu explicar como o governo vai devolver esse dinheiro. "São estudantes e trabalhadores das universidades e institutos federais e da educação básica, todos que foram atingidos pelos cortes irresponsáveis. Weintraub faz da crise um projeto, porque ele quer promover a privatização do ensino público. O corte é ideológico, o governo tem o projeto de destruir a educação pública".
Nesta quarta, na Câmara, Weintraub usou powerpoint para tentar explicar os cortes. Para Valmir, o ministro não conseguiu dizer 'coisa com coisa'. "Ele não soube explicar como os recursos serão realocados. Não conseguiu convencer ninguém e deixou a gente com ainda mais dúvidas", salienta Valmir. O parlamentar petista lembra que a juíza Renata Almeida de Moura Isaac, titular da 7ª Vara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, pediu à União justificativa, em até cinco dias, de cada um dos bloqueios orçamentários que impôs às instituições de ensino superior no Brasil. "Eles terão que explicar de alguma forma", frisa. O governo de Bolsonaro bloqueou R$ 7,3 bilhões, que afetam do ensino infantil à pós-graduação.
"O que esse governo tem feito para destruir a educação no Brasil é inacreditável. Mas os estudantes, professores, técnicos e a população estão nas ruas lutando pela valorização da educação e isso significa repor os recursos que foram cortados", completa Valmir. Para o petista, a responsabilidade do ensino superior é do governo federal. "A responsabilidade da educação básica é dos governos estaduais e municípios. E o governo federal não pode se desobrigar da sua missão que é fundamental na educação e que foi destinada. O governo então, não pode desamparar esse grande crescimento fundamental que foi feito no ensino superior pelos governos do PT", finaliza.
Ascom do deputado Valmir Assunção
10 comentários
16 de May / 2019 às 11h44
Esse PTBA de carteirinha se fingindo de MORTO, ajudou a destruir o pais e agora quer transferi culpa ao outros. Poucos sabem do terror que ele cometeu na ADM do INCRA e outros órgãos públicos com os asseclas dele. Só a misericórdia de Deus pra nos salvar. JAIR B. fazendo muita "" M "" , mais muita "" M "" mesmo e não nos roubar, vai ser o melhor PRESIDENTE desses últimos 200 anos, alguém ai tem dúvidas disso é só ativa então a memoria e as paginas policias desses últimos governos desastrados em tudo que meteram a mão. Nesse caso peço a todos que votem nele outra VEZ.
16 de May / 2019 às 11h47
DILMA CORTOU UM BILHÃO DA EDUCAÇÃO,LULA CORTOU 10,PORTANTO O PT NÃO TEM MORAL PARA CRITICAR NINGUEM !
16 de May / 2019 às 11h47
Sua excelência sabe muito bem quem votou este orçamento no ano passado, foi a sua pessoa mas os deputados e o ex-presidente Temer.
16 de May / 2019 às 12h27
Quando os Petralhas cortaram bilhões da educação e da saúde este defensor de invasores de terras ficou pianinho e ainda apoiou. Essa guerra política desses comunistas não vai derrubar um governo eleito democraticamente pela maioria do povo brasileiro que quero fim da corrupção comunista.
16 de May / 2019 às 12h42
...Cara lisa desse petista dizer q Bolsonaro é inimigo da educação. Inimigo da educação são vcs q à sucatearam por 16 anos. Fizeram as cotas para afrodescendentes sendo que só basta a pessoa ter estudado em escola pública (independente da cor de sua pele) para puder concorrer a essa cota. E se vcs ex-governantes fizeram essa cota é pq sabem q a educação pública é inferiorizada, inferiorizada por vcs governantes...então seu petista não venha me dizer q Bolsonaro é o culpado pelos cortes não pq esses cortes só existem pq vcs q governaram antes dele deixaram esse rombo.
16 de May / 2019 às 13h30
Eu não gosto de políticas mais vou ser sincero culpa do Procon todos respeito eu
16 de May / 2019 às 17h22
Alguém por favor compre um vidrinho de óleo de peroba para passar na cara desse "cara-de-pau?" É muita pe-ro-ba-gem... Petista calado perto de mim ainda está errado... Imagine falando essas asneiras!
16 de May / 2019 às 17h49
A moral do Nobre Deputado e da grande maioria sabe muito bem que, o orçamento deste ano foi aprovado pelos nobres, e que portanto os nobres não tem moral para reclamar e deixem de mi mi mi. O PT este no poder 16 anos e qual foi o legado deixado?....
17 de May / 2019 às 06h35
Um certo cidadão bastante conhecido pela esperteza, que domina bem a técnica do camaleão, no sentido de mudar de cor na hora "H". Agora virou PCdoB, de Juazeiro da Bahia, e entrou na Folha Vermelha, da Prefeitura de Juazeiro. Geddel Vieira Lima, que era seu gurú, tá preso na Papuda, em Brasília, Lúcio Vieira Lima perdeu a eleição para Deputado Federal, o Navio do MDB na Bahia, afundou nas águas da LAVA A JATO, mas esse "Marinheiro" escapou. Dizia meu saudoso tio Eduardinho Teixeira, em Pilão Arcado, que: "porco ruim é quem acha batata rasa, porque tem o focinho comprido."
17 de May / 2019 às 09h50
Valmir Assunção, sacripanta desse ocupa cadeira nesse congresso nacional e não produz absolutamente nada!!