Na terça-feira (14), profissionais da saúde e representantes de instituições de ensino superior da região estiveram reunidos para formar o comitê que disseminará sobre os Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Serviço (COAPES). O encontro teve como objetivo articular uma comissão para fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade.
De acordo com o Ministério da Saúde o COAPES se estabelece enquanto dispositivo que apoia o desenvolvimento do processo de negociação e articulação, alimentando esferas públicas na construção da integração ensino-serviço/serviço-ensino, tendo a Educação Permanente em Saúde enquanto referencial ético e político. Esse processo de contratualização viabiliza o fortalecimento da integração entre instituições de ensino, serviços de saúde ao colocar estes atores para discutirem a organização dos cenários de prática de seu território, assumindo responsabilidades mútuas.
Representando a Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, Nadja Santos falou da implantação do COAPES em Juazeiro. “Isso mostra o comprometimento da gestão municipal com a qualificação em ensino e serviço e melhoria da assistência à saúde. As instituições de ensino superior e as escolas técnicas de saúde terão como reorganizar a integração ensino-serviço e a educação permanente em saúde. Teremos um cenário de práticas mais organizadas e profissionais qualificados para atuarem em consonância com as diretrizes do SUS”, explicou.
A gerente de Educação Permanente da Secretaria da Saúde, Clenilda Ananias, eleita presidenta do COAPES, disse que “é um grande avanço para o município de Juazeiro, no que diz respeito ao fortalecimento da política de integração porque fortalece as ações de ensino com o objetivo de atender à demanda da população quanto à saúde pública. A Secretaria da Saúde de Juazeiro tem sido um campo de aprendizado ímpar no Vale do São Francisco”, explicou.
Débora Sousa/SESAU
0 comentários