O candidato derrotado à Presidência Fernando Haddad (PT) disse que o presidente Jair Bolsonaro "vive num mundo paralelo" e que, além de cortes em setores essenciais como educação e saúde, sua "única medida concreta foi o fim do horário de verão". Nesta sexta-feira, 10, Haddad esteve no Rio de Janeiro, onde à noite participou de um evento em defesa da educação pública, na Cinelândia (região central). "Bolsonaro não toma uma única medida que traga alguma esperança ao povo brasileiro. A única medida concreta que ele anunciou até agora foi o fim do horário de verão. O resto é aumento de diesel, aumento da gasolina, corte da Previdência, corte da educação, corte da saúde", afirmou Haddad.
"O presidente só faz agradar a bandeira e o presidente norte-americano, em vez de prestar contas do que pretende fazer com nosso País", criticou o petista. "Bolsonaro tem problemas graves, e não falo dos problemas pessoais e familiares, falo dos problemas que afetam a vida nacional. Ele tem problemas filosóficos, sociológicos e psicológicos. Ele vive num mundo paralelo. Aquele astrólogo manda mensagens para ele e é de lá que o País está sendo governado", disse, referindo-se a Olavo de Carvalho, que mora nos Estados Unidos.
O ato teve a participação de vários outros políticos de esquerda, como os deputados federais Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ). Ao discursar, todos eles ressaltaram que na próxima quarta-feira, 15, está planejada uma greve nacional de educação, organizada por diversas entidades ligadas ao tema.
"Bolsonaro disse hoje que semana que vem vai ter um tsunami no governo dele. Não sei a que ele se refere. Ele não estava se referindo à educação, mas o maior tsunami que ele vai sofrer no governo é o da educação. Enquanto ele não devolver para o MEC cada centavo que ele tirou na semana passada, não vamos sair das ruas. Os estudantes sabem o que está em jogo", criticou Haddad, referindo-se aos cortes anunciados pelo Ministério da Educação nas verbas destinadas principalmente às universidades. "No dia 15 vamos à rua gritar 'tire as patas da educação, Bolsonaro'", completou o petista.
Witzel é alvo de críticas
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), também foi alvo de muitas críticas dos políticos que discursaram, como o deputado Freixo: "Witzel, você é um covarde. Você estava naquela cena patética em que rasgaram a placa da Marielle, uma das cenas mais racistas e covardes que o Rio de Janeiro já viu. Agora você ameaça cassar uma das sementes da Marielle. Você não vai conseguir cassar o mandato da Renata Souza", disse Freixo, referindo-se à apresentação de um pedido de cassação da deputada estadual Renata Souza (PSOL), que denunciou Witzel à Organização das Nações Unidas (ONU) por conta de sua política de segurança.
"Você é muito valente caçando de cima de um helicóptero, atirando em gente pobre que está embaixo. Não é dessa valentia que o Rio de Janeiro está precisando. A gente queria ver sua valentia para enfrentar as milícias, que você não tem coragem de enfrentar", continuou Freixo.
Estadão Conteúdo
12 comentários
12 de May / 2019 às 18h16
E o seu MUNDO paralelo seria com essas personalidades Brasileira que exportam moralidade e decência TIPO: Renan Canalheiros, Romeo Jucá, Raupp, Sarney e com certeza o AAS Neves, Fenando Collor............. A essas alturas só tinha urubu próximo a você, digo seu governo, pombo sujo e um rebando de ladrões guardados sob o manto do STF os quais foram indicados, com um único proposito, proteger a ORCRIM\PT. Ainda assim é melhor um louco, pois louco não gosta de dinheiro alheio.
12 de May / 2019 às 18h41
Hoje estamos falidos quebrados sem esperança sem futuro na mão de Bolsonaro...
12 de May / 2019 às 18h44
Professor Haddad eh melhor que Bolsotario perseguidor urubu.
12 de May / 2019 às 18h44
Professor Haddad eh melhor que Bolsotario perseguidor urubu.
12 de May / 2019 às 19h09
qual a moral que este poste tem para falar algo . fique calado poste você e os petralhas ganham mais . deixe o homem trabalhar .
12 de May / 2019 às 22h19
CorruPTo sem moral para falar de Bolsonaro. Devia lavar a boca antes. Ou ir à Missa kkkkkk.
12 de May / 2019 às 23h46
Vejam sóo quanto contraditório é Bolsonaro e sua familia e seguidores primeiro o então minstro o Sergio em entrevista diz "Justiça não caminha com política" ai usa a politica pra tentar um trampolim pra chegar no supremo, supremo esse que o Eduardo B. Queria fechar com um jipe do exercito, um cabo e um soldado, ai vem Flavinho B. Com queiroz este ultimo tomou chá de sumisso, carluxo pólemico, so lembrando o Jair B. Elege o senador Fernando B. Seu lider no senado, "Não farei acordos, muito menos com Corruptos" dizia Jair B.
12 de May / 2019 às 23h51
Sim esqueci de mencionar os 40 milhões em emendas para o deputado que aprovar a reforma da previdêcia, não sou defensor do PT, mais gente o Jair B foi uma ameba por 27 anos comendo do nosso dinheiro e só faz M.... uma atrás da outra sejamos justos e imparciais, O Jair é muito ruim....
13 de May / 2019 às 01h20
Nós, brasileiros, ficamos em um dilema no segundo turno da eleição presidencial. Duas opção difícil, em quem votar. De um lado um doido, sem plano de governo, do outro lado, um representante da corrupção alastrada no País.
13 de May / 2019 às 02h02
Kkkkk, O pior prefeito do estado de São Paulo, conseguiu ser pior do que um racista, machista e homofóbico, não sou eu quem falo e sim as urnas mostram. Ainda bem que ele recebe ordem de Trump, o presidente da maior potencial mundial, diferente de Haddad que ia sempre na cadeia ser comandado por um ladrão corrupto que juntamente com o Pt, faliu o Brasil. Hipócritas imundos!
13 de May / 2019 às 06h09
SEM DUVIDA NENHUMA,NUM MUNDO PARALELO VERDE E AMARELO COMANDADO PELO AMOR À PATRIA,BEM DIFERENTE DO TEU, MUNDO VERMELHO COMANDADO DA PRISÃO !
13 de May / 2019 às 11h14
Nosso país comandado por um psicopata... O futuro desse ... será breve. O Brasil não suportará tanta imbecilidade por muito tempo.