Por um placar de 14 votos a 11 e com o voto do Deputado Federal baiano, Elmar Nascimento (DEM), a Comissão Mista do Congresso aprovou nesta quinta-feira (9), a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o Ministério da Economia.
Procuradores do Ministério Público e órgãos ligados à justiça e á operação Lava Jato, além de especialistas em direito, lamentaram a posição da comissão, externando que a decisão pode afetar o combate à corrupção e a lavagem de dinheiro. Para analistas políticos o resultado da votação foi mais uma derrota do Governo Federal e do Ministro Sérgio Moro no Congresso Nacional, avaliando que o presdente Bolsonaro ainda tem muito que trabalhar para construir uma base sólida.
O deputado Elmar Nascimento, que é líder do DEM, não se intimidou com as críticas: “A mim, o ministro Sergio Moro não convenceu. A gente fica com medo dessa milícia virtual, que quer ditar como o Parlamento deve funcionar e fica com medo de fazer a coisa certa”, enfatizou durante a votação.
Em que pese a posição declarada de independência, o parlamentar do DEM mantém liderados seus em cargos do governo federal na Bahia. Com as posições de confronto e declarações públicas, há quem aposte em mudanças, por exemplo, na Superintendência da Codevasf, em Juazeiro, ocupada, desde o governo Temer, pelo irmão do parlamentar.
Da redação Blog Geraldo José
9 comentários
10 de May / 2019 às 08h02
Moro quer esse órgão não mão pra chantagear e vazar dados pra imprensa
10 de May / 2019 às 08h36
Uma grande perda para o combate à corrupção. Quem não deve, não teme.
10 de May / 2019 às 08h59
Moru ( milicianos e EUA) quer ser presidente e quer usar o Coaf para perseguir quem não apoiar sua campanha???
10 de May / 2019 às 09h00
NORMAL !!! Se os bandidos do Brasil tem o poder de legislar, então certamente iram fazer em causa própria !!!!
10 de May / 2019 às 09h30
Eu não sei como o povo de campo formoso sua cidade natal e outras cidades da Bahia ainda reelegem este deputado federal que joga contra o BRASIL e a desfavor do povo. Enquanto os eleitores não forem ESCLARECIDO POLITICAMENTE o Brasil não muda para melhor
10 de May / 2019 às 09h35
Excelente iniciativa do Blog Geraldo José em publicar a cara e o nome dos parlamentares que são contra o COAF ficar sob comando do Ministério da justiça, ou seja, nas mãos do Ex Juiz Sérgio Moro. Agora fica uma perguntinha: POR QUE SERÁ QUE ESSES POLÍTICOS ACIMA TÊM TANTO MEDO DE QUE O COAF PERMANECESSE SOB O COMANDO DE SÉRGIO MORO? A resposta eu deixo para o povo fazer...
10 de May / 2019 às 12h12
A quem interessa enfraquecer o COAF? Aos bandidos de colarinho branco e só. O pobre não sabe nem o que é lavagem de dinheiro, pq não tem um tostão para lavar. Esse deputado Elmer Nascimento está defendendo a classe de corruptos e saqueadores do dinheiro público. Veja o destino de Geddel!
10 de May / 2019 às 13h49
Geraldo. Você também devia ter publicado o nome de quem votou a favor de que o COAF ficasse no Ministério de Justiça. Não publicou porque......
11 de May / 2019 às 18h04
senhores babões nos prove com motivos reais que devemos confiar no Moro e sua tropa de elite