Vive-se uma época marcada por intensas transformações, com destaques para a revolução tecnológica. e dos empoderamentos das ações sociais que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. Vive-se também um momento sombrio, de incertezas, ansiedades e testemunhos pavorosos. É assustador, mas é verdade.
A cidadania que ora correspondia à conquista dos direitos civil, político e social tem sido ameaçada constantemente. As liberdades individuais, de ir e vir, a de pensamento, de fé, de imprensa e os direitos à justiça e ao próprio corpo estão tão comprometidas quanto as garantias sociais como o bem-estar, alimentação, moradia, educação, saúde e emprego. A falta de perspectiva de melhorias para esses cenários é preocupante. O conceito de benefício social está sendo deturpado e maculado.
O Brasil, que achava que tinha encontrado o caminho do desenvolvimento social, cultural e econômico, com o envolvimento da população, o Estado e as instituições democráticas, está em desaceleração brusca. Os índices outrora conquistados e comemorados não são mais animadores. Subindo mesmo, apenas o estratosférico número de desempregados e os anúncios de cortes financeiros em áreas essenciais como a Educação e o Meio Ambiente.
O povo brasileiro, elogiado por todo o mundo por sua gentileza, cordialidade, simpatia e solicitude corre o sério risco de perder suas virtudes positivas aos olhos da gringada. A facilidade para aquisição e transporte de armas de fogo no país contribuirá para a mudança do status de país ordeiro e pacífico.
Perseguições às Instituições de ensino, professores e estudantes com cortes de verbas, insultos preconceituosos e outras atrocidades com a chancela institucional demonstra hostilidade e insanidade, característica de um 'fora da lei'. Dificultar o afastamento remunerado do trabalhador, mesmo este tendo contribuído anos a fio, idem.
Enquanto isso, na sala de justiça...
Delicadeza nas palavras gera confiança. Delicadeza no pensamento gera profundidade. Delicadeza no doar-se gera amor. Lao-Tsé (velho mestre), filósofo da China antiga.
Gervásio Lima - Jornalista e historiador
Espaço do Leitor
13 comentários
12 de May / 2019 às 05h45
Parabéns doutor Gevasio. Hoje tudo piorando. Bosonaro e Moru acabando com tudo. Avanço preso gasolina. Avanço desemprego. Avanço preço do gás. Avanço na ignorância. Avanço da pobreza
12 de May / 2019 às 05h47
Boso so faz maluquice. O STF deveria colocar Boso no hospicio?
12 de May / 2019 às 05h50
Bolsotario cheio de Laranjas psicopatas podres bichadas Queiroz amigo da familicia ta onde??? Moru hoje advogado da Familicia B......??Senhor Gervásio o senhor conhece o blog Brasil247?
12 de May / 2019 às 05h54
Amigo Gervásio 2.5 bilhões que Moru e Delton Delagnol iria administrar esta bloqueado em uma conta em Curitiba por que???
12 de May / 2019 às 05h57
Boso pai e B1 B2 B3 e os milicianos com renda de mais de 100 mil por mês e o povo lascados?
12 de May / 2019 às 06h01
cade Queiroz? O gato comeu? vai cai outro avião do STF? Moro quer uma vaga no STF???Bosonaro pior presidente da história??
12 de May / 2019 às 07h30
Você é contra a democracia, seus textos sempre falam mal de um governo eleito como se incitasse o povo a uma revolução, alias, vocês de esquerda só admitem os governos aonde são os mandantes e tentam sabotar a todo custo quando a situação não é favorável ao poder de vocês. Tenho vergonha da classe jornalistica desse pais e de seus professores de história, são capachos que se acham intelectuais mas são incapazes de fazer a leitura correta de si mesmos. Coitado.
12 de May / 2019 às 08h52
Jesus Cristo foi perseguido e morto por fascistas no poder. Hoje Bosonaro fascistas Laranjas B .......malucos no poder prejudicando a vida dos pobres. Bujao 75 reais sem médicos. Bolsonaru quer dar um revólver?? mas quero emprego paz
12 de May / 2019 às 09h05
Conversa de admirador de Fidel Castro. As redes sociais abriram os olhos das pessoas, que só tinham para se informar a rede globo comprada pelo PT. A liberação do porte de armas EM CASA veio para defender as famílias contra a bandidagem armada pelo PT. A fama do brasileiro lá fora ERA de ladrão e corrupto. O contingenciamento dos recursos para educação faz parte de um programa para investir na base educacional, e não nas passadas sacanagens nas universidades, liberadas pelo PT e que nos colocaram atrás da ETIÓPIA. Talkey?
12 de May / 2019 às 10h52
Só não entendeu os psicopatas favoráveis às balas.
12 de May / 2019 às 12h46
Só falta você seus malabarismos geniais nas suas históricas crônicas , Professor Otoniel Gondim ! De uma grande fã. Nos atenda, amigo; * Em tempo: Belíssimas explanações, Dr. Gervásio!
12 de May / 2019 às 16h28
OS VENEZUELANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! OS CUBANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! OS NORTE COREANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! SOCIALISMO,SINÔNIMO DE FOME E DE MISÉRIA ! AINDA BEM QUE HOJE TEMOS O CAPITÃO,QUE ESTA DESMAMANDO TODOS AQUELES PARA OS QUAIS,TRABALHAR É UMA AFRONTA !
13 de May / 2019 às 13h57
Quim, não vamos longe. Não precisa ir a Cuba ou Venezuela. Aqui temos milhões de brasileiros passando fome e desempregados. Esses números aumentaram exorbitantemente nos últimos 3 anos, e nesse semestre então...a coisa só piorou. Com um fascista miliciano no poder só testemunharemos miséria, crimes, desemprego e tortura psicológica. Lula voltará para salvar a nação das mãos desses nefastos, criminosos insanos.