PRECISAMOS OCUPAR AS RUAS!
A União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns – UESG vem, por meio desta nota, repudiar os retrocessos na educação pública brasileira promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro que, após extinguir cargos, funções e gratificações na administração pública que atingiu principalmente as universidades federais, o governo federal anunciou o prejudicial corte de 30% do orçamento das universidades e institutos federais de ensino.
A medida tomada pelo governo prejudica Garanhuns, em especial, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE, criada ano passado em Garanhuns, além de impossibilitar a funcionalidade do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE anunciou que caso o bloqueio de R$ 55,8 milhões anunciado pelo governo Bolsonaro permaneça, parte das atividades do segundo semestre poderão ser canceladas.
Os retrocessos também atingem a educação básica, uma vez que, cerca de R$ 2,4 bilhões que estavam previstos para investimentos em programas da educação infantil ao ensino médio foram bloqueados.
O governo federal tem se mostrado inimigo da educação pública brasileira.
É fundamental que os estudantes, professores e toda sociedade civil se mobilizem para barrar esses retrocessos. Precisamos ocupar as ruas!
Nós estaremos atentos a essa questão e reafirmamos o compromisso histórico da UESG em defesa da educação.
*Thiago Dantas – Presidente da UESG.
*Gustavo Henrique – Diretor de Comunicação.
6 comentários
06 de May / 2019 às 10h02
1) Nossa! Que bomba, meu "Deus do Céu..." Todo mundo compartilhando e caindo na "cortina de fumaça" da mídia que quer ver o circo pegar fogo e desejando o pior para o Brasil. Creio que o principal problema dessas instituições de ensino é que elas não conseguem COMPROVAR de que forma foram usado os recursos que elas recebem nesses últimos anos e o Governo acertadamente resolveu barrar 30% desse valor. Mas, a GLOBO nunca vai dizer em suas manchetes essa REAL CAUSA. Mas não tem problema não... As redes sociais se encarregam de forma orquestrada de fazer esse serviço!
06 de May / 2019 às 10h03
2) O professor dos institutos e universidades federais são CONCURSADOS e seus salários estão isentos desses cortes. As bolsas para estudantes também estão garantidas caso estes passem nas provas para ter acesso aos benefícios! O que tá preocupando os reitores e "amigos dos reitores" é aquele dinheirinho gastos em viagens internacionais, investimentos escusos, presentinhos pra lá de caros como: vinhos, relógios e (como no caso de uma Universidade do Rio de Janeiro) carro de colecionador! Isso tudo sem contar que existem universidades que patrocinam performances artisticas de gosto duvidoso
06 de May / 2019 às 10h03
3) E... CAMPANHAS POLÍTICAS (isso nunca poderia ficar de fora, né?) com o dinheiro que deveria exclusivamente ser usado com os estudantes! Aí Gente Amiga, é lógico que os reitores estão irados...
06 de May / 2019 às 15h35
Disse tudo senhor Erry. Sem nada a acrescentar.
06 de May / 2019 às 16h28
O CARA é um Mitooooooo.........
06 de May / 2019 às 16h55
PORQUE,AO INVÉS DE RECLAMAR COM O CAPITÃO,NÃO COBRAM DO LULADRÃO ?