Neste sábado (04) as Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro, tanto da sede quanto do interior, estiveram abertas para realização do dia D de vacinação contra influenza. O objetivo foi oportunizar os públicos pertencentes ao grupo que não tem como buscar os serviços durante a semana nos postos de saúde. Ao todo 17.864 pessoas já foram vacinadas, totalizando 32.86% do público alvo.
Para chamar a atenção, em especial das crianças, os postos receberam ornamentação e brindes para que os pequenos não temessem tanto a vacina. A vendedora Valdicleia Lima dos Santos chegou cedo com seu filho Enzo Miguel de 5 anos para vacinar antes de ir para o trabalho. “É mais uma oportunidade para nós que trabalhamos durante a semana em horário comercial e não temos como levar nossos filhos até as unidades. Estamos vendo que o momento é de alerta para todos os públicos pertencentes aos grupos prioritários, por isso é importante vir buscar a vacinação para realmente estarmos todos protegidos contra o vírus”, descreveu.
Outro grupo que procurou muito as unidades de saúde neste sábado em Juazeiro foi o de idosos. A senhora Maria Madalena da Paixão relata a importância da vacinação. “Todas as campanhas de imunização em que o idoso esteja inserido eu participo. É importante para nós, tendo em vista os casos de óbitos decorrentes do vírus H1N1, Não deixo passar em branco”, expressou a idosa.
Para o dia D de campanha foram enviadas mais de 10 mil doses da vacina para Juazeiro. “É um momento incisivo e de chamamento para o público pertencente aos grupos prioritários desta campanha para que busquem as Unidades Básicas de Saúde do município de Juazeiro e realizem a sua vacinação, O vírus está circulando em nossa região já temos casos confirmados de óbitos tanto na Bahia quanto em Pernambucano, este ocorrido em Petrolina, cidade vizinha da nossa. O alerta é para que consigamos atingir os 90% de vacinação do público alvo”, descreveu a Superintendente da Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.
Os públicos alvos são: gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, jovens e adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, militares, civis, bombeiros, membros das forças armadas e guardas municipais. A campanha de vacinação segue até o dia 30 de maio e para garantir a imunização é preciso comparecer em uma Unidade de Saúde portando documento oficial com foto e cartão de vacina.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários