A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através de algumas Secretarias Municipais, tem realizado serviços em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERFITZ). Agora é a vez da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano ser parceira na coleta seletiva.
De acordo com o gestor da SEMAURB, Jadson Barros, o objetivo da parceria é minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos ao meio ambiente. “Colocamos a equipe de Educação Ambiental à frente disso e temos agora um ponto de entrega voluntário aqui na Secretaria. Isso vai incentivar os funcionários a destinar de forma correta os materiais recicláveis”, comenta Jadson.
Rogéria Alves é auxiliar de serviços gerais da SEMAURB e gostou da ideia de coleta seletiva. “Eu achei uma iniciativa muito boa. Agora vão dar um destino correto aos materiais recicláveis e ainda vamos ajudar as famílias dos catadores em seu sustento”, disse.
A supervisora de Educação Ambiental, Ítala Layanne de Souza, explica que os componentes da Cooperativa são formados por famílias inteiras. “Explicamos aos funcionários da SEMAURB que essa é também uma forma de ajudar aquelas famílias, colaborando com o trabalho deles e ajudando meio ambiente. Eles vendem os materiais recicláveis. A ação está dando certo aqui na SEMAURB e a gente gostaria muito que mais pessoas fizessem escolha igual”, afirma Ítala.
No ponto de entrega voluntária pode ser colocado todo tipo de material seco e a seleção é feita pelos próprios catadores no galpão dos mesmos. Caso a população tenha interesse, solicita um ponto de entrega voluntária e a própria cooperativa vai recolher. Para mais informações, entrar em contato pelo número (74) 74 9 8843 5621.
Ramáiana Leal/SEMAURB
2 comentários
05 de May / 2019 às 12h19
Sou professor da disciplina : Gestão de Impactos Sócio Ambiental nos cursos de técnico em administração do CEEP Norte Baiano , nessa primeira unidade fizemos um projeto onde cada aluno recolheu os resíduos sólidos recicláveis e levaram pra escola e entregaram ao professor , esse material será doado a uma senhora catadora de 70 anos que recolhe toda semana na Avenida das Nações onde eu resido , ao mesmo tempo em que iremos doar uma cesta básica para a mesma no próximo dia sábado dia 11 de Maio. Esse é o papel das instituições de ensino como segmento da sociedade chamada terceiro setor.
06 de May / 2019 às 21h22
JÁ VI ESSE FILME VARIAS VEZES NOS ÚLTIMOS 12(DOZE) ANOS, AS CALÇADAS DAS NOSSAS RUAS E AVENIDAS CONTINUAM INTRANSITÁVEIS. SERA POR QUE?