O cantor Santanna voltou a criticar a "invasão das duplas sertanejas" na programação do São João 2019. Em entrevista a Gláucia Oliveira, no programa Show da Cidade, na Rádio Liberdade, Caruaru, o artista voltou a defender a música nordestina. Desta vez, Santanna afirmou que o perigo é o São João virar um festival como outro qualquer e perder a essência de uma grande festa tradicional, promotora do desenvolvimento turístico e cultural.
O cantador, uma das atrações do sábado (17), no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, fez forte declaração em defesa da música nordestina. O artista disse que é preocupante a invasão dos sertanejos no período junino e culpou os gestores. “Os gestores são culpados por essa mudança. Vão acabar com a festa, que está perdendo a essência. A coisa que não tem alma não consegue sobreviver”, desabafou.
Para Santanna, as festas juninas no Nordeste estão sendo “violentadas”. “Eu fico triste com uma festa como essa seja violentada da maneira como está sendo em várias partes do Nordeste. Vai se tornar um festival comum como acontece em qualquer parte do mundo, uma coisa comum, perdeu a alma e isso preocupa bastante”, disse. O artista frisou que o compromisso dele é com o povo. “O gestor tem 4 anos, tem 8 anos, mas o povo é sempre, é eterno, meu compromisso é com o povo, se o povo brilhar todos os artistas vão brilhar”, afirmou.
Redação Blog
5 comentários
03 de May / 2019 às 09h02
Falou a mais pura verdade! a começar por petrolina que não se caracteriza por festa JUNINA mas sim um verdadeiro FESTIVAL DE MÚSICA COM DIVERSOS RITIMOS INCLUSIVE ELETRONICA COM ALOK
03 de May / 2019 às 10h14
Concordo com o cantor em gênero, número e grau. É um absurdo o que estão fazendo com a festa junina, acabando com a nossa rica tradição e originalidade. Festa de São João sempre foi e sempre deverá ser animada pelo Forró, Xote e Baião. Sertanejo, nada contra nem a favor, nada tem haver com a nossa festa tipicamente nordestina. Os senhores gestores públicos precisam urgentemente rever essa situação. Viva o forró, viva São João.
03 de May / 2019 às 10h30
Correto e sensato foi o pronunciamento do Cantor Santana. O São João Nordestino é uma festa tradicional NORDESTINA. O sertanejo é uma canção tradicional do centro-oeste, sudeste e alguns estados do sul do Brasil! Na minha ''humilde opinião'' poderia até rolar o sertanejo, porém que a proeminência musical fosse o forró nordestino. Assim seria (penso eu) uma festa mais justa com os próprios nordestinos!
03 de May / 2019 às 11h25
Durante todo processo histórico a arte sofreu o domínio dos mecenas , na idade medieval a Igreja colocava suas vontades sobre os artistas agora o mercado é quem coloca a suas vontades , assim os Gestores infelizmente obedecem o mercado, ou seja mais marketing e menos Arte.
03 de May / 2019 às 11h26
Durante todo processo histórico a arte sofreu o domínio dos mecenas , na idade medieval a Igreja colocava suas vontades sobre os artistas agora o mercado é quem coloca a suas vontades , assim os Gestores infelizmente obedecem o mercado, ou seja mais marketing e menos Arte.