Nesta segunda-feira (29) foi realizada, em alusão ao Dia da Caatinga, uma palestra nas Escolas Municipais Maria Monteiro Bacelar e José de Amorim, localizadas nas comunidades do Rodeadouro e Lagoa do Salitre, respectivamente. A palestra foi oferecida pela equipe ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano.
O objetivo da ação foi conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar e conservar o bioma Caatinga, que é o único 100% brasileiro. “O Secretário Jadson Barros nos solicitou essa palestra e buscamos auxílio do biólogo Marcelo Araújo e da engenheira florestal Mariana Nogueira. Falamos sobre a importância de preservação, colocamos em exposição espécies de plantas nativas e os alunos demonstraram interesse e atenção”, disse a supervisora de Educação Ambiental, Ítala Layanne de Souza.
As características e os impactos ambientais que degradam a Caatinga também foram apresentados na palestra. “A caatinga possui características que ajudam na resiliência às condições adversas da região semiárida. Há também os impactos ambientais que degradam o bioma, como o desmatamento e as queimadas. Então incentivamos a conscientização do manejo da caatinga, para preservar e conservar nosso patrimônio ecológico”, afirma Ítala. O grupo cultural Trupe Novo Ato - Contadores de Histórias, a convite da SEMAURB, fez uma apresentação lúdica sobre as histórias da região caatingueira.
Por Ramáiana Leal/SEMAURB
0 comentários