Secretaria de Saúde de Sobradinho promove ação de vacinação coletiva contra a gripe em crianças e idosos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da equipe do Núcleo de Epidemiologias, realizou na última sexta-feira (26), a vacinação contra a gripe junto às crianças menores de seis anos, atendidas pela creche Yeda Barradas e aos idosos do abrigo Pedras Preciosas.

Durante o período matutino foram vacinadas aproximadamente 80 crianças que frequentam diariamente a creche, além de toda a equipe de professores e cuidadores. A tarde, foi a vez dos 23 idosos que residem no abrigo receberam sua dose anual da vacina.

" Esta ação da Secretaria Municipal de Saúde de levar a vacinação até essas instituições, se deve ao fato principal delas atenderem dois dos grupos prioritários dentro da campanha nacional de vacinação, que são as crianças menores de seis anos, e pessoas maiores de 60 anos de idade. Essa também é uma forma de levar a imunização coletiva, tornado-a ainda mais acessível, já que sabemos que quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor é o risco de transmissão da gripe," destacou a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Epidemiologias, Clarissa Gracia.

De acordo com o Ministério da Saúde a Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução limitada. Porém, no caso de alguns dos grupos de risco, a gripe pode ter sérias complicações.

"Os grupos de risco, crianças, idosos, gestantes, são as pessoas que mais podem sofrer complicações decorrentes da infecção com o vírus da gripe, por isso que gostaríamos de novamente convidar a população a comparecer as UBS's de suas quadras, com documento de identificação e cartão de vacinação para receber sua dose anual da vacina. É muito importante que todos se vacinem," concluiu Clarissa Gracia.

A campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 31 de maio. E o dia "D" em que a vacinação se intensifica e há uma grande mobilização nacional, está marcado para o próximo sábado, 4 de maio.

Ascom