O ministro da Justiça Sérgio Moro, afirmou que o ex-Presidente Lula é um "assunto do passado", acrescentando que não lhe cabe comentar a redução de pena do petista. "O Presidente Lula pertence ao meu passado. Agora estou a olhar em frente", afirmou em Belo Horizonte o atual detentor da pasta da Justiça, e responsável por decretar a prisão de Lula.
Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado por Sergio Moro, em primeira instância, em 12 de julho de 2017 a nove anos e seis meses de prisão no caso do apartamento em Guarujá, em São Paulo. Em janeiro do ano passado, a condenação foi confirmada pelo TRF-4, tribunal de segunda instância, que aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão.
No entanto, os juízes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram na terça-feira, de forma unânime, reduzir a pena do ex-Presidente Lula da Silva, de 12 anos e um mês para oito anos, dez meses e 20 dias de prisão.
Atualmente, Lula cumpre pena em regime fechado, na sede da Polícia Federal em Curitiba, por corrupção passiva e branqueamento de capitais, mas, de acordo com a Lei de Execução Penal, após cumprir um sexto da pena poderá progredir para regime semiaberto, onde poderá deixar a cadeia durante o dia para poder trabalhar.
Segundo a pena fixada na terça-feira pelos juízes do STJ, Lula terá de cumprir 17 meses de prisão para ir para o regime semiaberto. O ex-chefe de Estado cumpriu 12 meses de cadeia, ficando assim faltando cinco meses para que Lula possa sair da prisão ainda em 2019, em regime semiaberto.
Lula afirmou na sexta-feira, na primeira entrevista concedida desde a sua prisão, há mais de um ano, que tem uma "obsessão em desmascarar" o antigo magistrado que o condenou. "Eu tenho tanta obsessão de desmascarar o Moro, o Deltan Dallagnol [procurador do grupo de trabalho da Lava Jato em Curitiba] e a sua equipa. Eu ficarei preso 100 anos, mas não trocarei a minha dignidade pela minha liberdade. Eu quero provar a farsa montada", frisou Lula.
Fonte: NMB
10 comentários
27 de Apr / 2019 às 14h23
Porque não processou os Odebrecht por calúnia? Os CUMPANHÊRO que delataram? Faça- me o favor, Sr. MAIOR LADRÃO DO MUNDO.
27 de Apr / 2019 às 15h21
Lula Um exemplo de dignidade para esses vermes Boso Moru milicianos que ocupam o Planalto!
27 de Apr / 2019 às 15h25
Até aqui o belo do Bolsonaro e Moru e Milicianos ñ cumpriu andado q falou sim tá cumprindo só maldades e o nordestino sofrendo
27 de Apr / 2019 às 15h27
Quim É só ter paciência de pesquisar.
27 de Apr / 2019 às 15h29
O país com déficit público de R$ 108 bilhões, 13 milhões de desempregados, indústrias fechando, e a prioridade do Bolsonaro e Moro é cortar investimentos na área da filosofia e sociologia. A educação pública do país anda cada vez mais precária, e o atual presidente brinca com a situação e decreta o fim dos estudos de humanas.
27 de Apr / 2019 às 15h33
Em quatro meses, Boso e Moro só fez besteira. Uma atrás da outra. Boso e Moru, sem projetos e despreparados para tudo. Só a super Nanny, pra dar um jeito nessa bagunça. Até agora, fez tudo o que pode contra o meio ambiente, os aposentados, a educação, os índios, nada pela saúde, segurança zero, e confusão o tempo todo. Corrupção e laranjal B pra todo lado.. KD Queiroz, alguém sabe????
27 de Apr / 2019 às 16h53
Ainda bem que "malucos" NÃO gostam de dinheiro. Lula prefiro eles a vc viu.
27 de Apr / 2019 às 19h36
Quim mostre um áudio ou uma foto ou um email ou mala de dinheiro contra Lula não há nada de prova. Só conversar e mentira de milicianos psicopatas malucos. Viva Jesus Cristo. Viva Lula. Viva Tiradentes. Moru se vendeu para ganhar cargo em Brasília??
27 de Apr / 2019 às 19h37
Quim mostre um áudio ou uma foto ou um email ou mala de dinheiro contra Lula não há nada de prova. Só conversar e mentira de milicianos psicopatas malucos. Viva Jesus Cristo. Viva Lula. Viva Tiradentes. Moru se vendeu para ganhar cargo em Brasília??
27 de Apr / 2019 às 22h32
LULA É UM PSICOPATA ALUCINADO !