Roberto Malvezzi (Gogó)
A escassez da água pode ser quantitativa, qualitativa e social*. Quantitativa quando não há água para satisfazer as necessidades de todas as ordens; qualitativa quando a água está aí diante dos olhos, mas não pode ser utilizada para vários fins devido à sua contaminação; social quando há água, tem qualidade, mas alguma propriedade privada se apropriou de um bem comum.
Um levantamento feito conjuntamente feito pelo Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye, baseado em informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento, afirmou que 25% dos municípios brasileiros têm em suas águas um coquetel que pode chegar a 27 venenos.
A reação foi imediata. A EMBASA saiu em defesa da qualidade da água baiana, que teria 271 municípios com água contaminada, afirmando que o coquetel de veneno não atinge os níveis de contaminação condenados pela Organização Mundial da Saúde.
Há tempos o Brasil pratica um verdadeiro hidrocídio contra nossas águas. Ao derrubar a floresta amazônica mata o ciclo de nossas águas na origem; ao compactar o Cerrado bloqueia a recarga dos aquíferos Urucuia, Bambui e Guarani, que abastecem grande parte das bacias brasileiras; ao contaminar as águas com resíduos de agrotóxicos, minerários (Rio Doce e Paraopeba são exemplares) e demais dejetos industriais, domésticos e hospitalares, de fato não sabemos mais a qualidade da água que consumimos todos os dias.
Uma das ilusões da população é recorrer à água engarrafada. Primeiro, o fato de ser engarrafada não significa que seja mineral. Segundo, exatamente por não garantir a origem, não significa que tenha potabilidade garantida.
O fato é que precisamos de um monitoramento mais sério da qualidade de nossas águas. O monitoramento mais constante é o bacteriológico, mas o de metais pesados e outros contaminantes é mais caro e, portanto, mais raro, quando não abertamente inexistente.
O alerta levantado pelas organizações deveria chamar as autoridades públicas à responsabilidade, seja pela quantidade de venenos utilizados na agricultura, seja pelo risco que cada um oferece, seja pela pulverização aérea sobre os mananciais, seja pelo efeito das enxurradas, ainda mais num governo que já liberou mais de um veneno por dia desde que tomou posse.
O governo do Ceará proibiu a pulverização aérea em seu território. Quem sabe seja o exemplo para os demais estados do Brasil. Seria um bom começo.
*OBS: Fiz essa conceituação tempos atrás, quando só se falava na escassez quantitativa da água.
15 comentários
25 de Apr / 2019 às 02h02
Quim e senhor Roberto a Água eh importante.
25 de Apr / 2019 às 02h14
Parabéns Gogo. Mas a preocupação agora eh com a conta de tudo ficando caro e difícil. B
25 de Apr / 2019 às 02h17
ALEMANHA ELEGEU O HITLER COMO SENDO DEFENSOR DOS ARIANOS DA RAÇA PURA. AÍ ELE MATOU 6 MILHÕRS DE JUDEUS. AQUI VOTARAM NO BOSO PENSANDO QUE ELE IRIA ACABAR COM A CORRUOÇÃO ...CADÊ O QUEIROZ? SERA QUE FOI ELE QUEM MATOU A MARIELE E O BOSO NÃO DEIXA PRENDE-LO?
25 de Apr / 2019 às 02h21
Boso So não tem dinheiro pra pagar aus aposentadoria pra saúde educação e segurança e o combate à fome não tem pra curupicao ai tem 40 milhões pra compra voto tem o povão São idiota votar cabada de curupito
25 de Apr / 2019 às 02h22
Não votaram nesses bandidos B....dizendo que iam mudar o Brasil? Está mudando mesmo, mas pra pior. E tenham calma que pode vir coisa pior.
25 de Apr / 2019 às 02h29
Gogo Bosunaro não ta nem ai. A medida que são fechadas vagas de trabalho para o povo, são criadas vagas para a família de Bolsunaro.
25 de Apr / 2019 às 02h36
40 milhões pra cada deputado que votar a favor da degola da previdência. Mas eles dizem que o Brasil tá quebrado. De onde vai sair o dinheiro???
25 de Apr / 2019 às 02h47
QUIM O problema não é o que tá preso (injustamente, já que não tem provas). O problema são todos os que não estão... Aécio, Aloísio, Temer, Rocha Loures, Beto Richa... uma ... de outros, que deveriam estar... Não percebeu ainda?!
25 de Apr / 2019 às 02h55
Tudo piorando com BOSSONARO. Só quem frequenta super mercado sabe a quantas anda preço de feijão, arroz, massa etc. Aí vem combustíveis, impostos e a mandioca vem feroz. Aí o bolso quer fazer média com seus seguidores andando de moto. Qdo começa a governar? Colocar a culpa na oposição e fácil difícil é ser competente!
25 de Apr / 2019 às 02h59
2016: com o teto de gastos vamos gerar milhões de empregos 2017: com a reforma trabalhista vamos gerar 8 milhões de empregos 2019: SÓ A PREVIDÊNCIA VAI SALVAR NOSSA ECONOMIA Alguém ainda cai nessa? Economia precisa de gente com dinheiro na mão, não é reduzindo o salário delas que vai dar certo. Fora Bosunarw Morw Cão milicianos
25 de Apr / 2019 às 07h59
Amigo, sou admirador dos seus artigos sinto um pouco de ideologia, mais ideologia aparte, sei da preocupação em respeito à contaminação dos alimentos por excesso de agrotóxicos, será se precisamos tratar dos nossos efluentes “esgotos”? Não seria outra forma mais visível de contaminação?
25 de Apr / 2019 às 08h13
OLGA-DIZER QUE LULA ESTA PRESO SEM PROVAS,É MAIS FURADA QUE PENEIRA FURADA. VOCE AINDA ACREDITA NISTO ?TA RUIM VIU ? POR OUTRO LADO,CONCORDO COM VOCE QUANTO AOS OUTROS QUE NÃO ESTÃO PRESOS,MAS,AINDA FALTA A DILMA,GLEISI,E OS DEMAIS ELEMENTOS DA QUADRILHA PETISTA.
25 de Apr / 2019 às 08h17
JUREMA-QUEM DISSE QUE A AGUA NÃO É IMPORTANTE? É UMA PENA QUE OS GOVERNANTES NORDESTINOS NÃO SAIBAM DISTO,POIS SE SOUBESSEM HAVERIAM RESERVATÓRIOS ESPALHADOS EM TODO O NORDESTE PARA ARMAZENAREM TODA ESTA AGUAS DAS CHUVAS QUE AQUI CAEM DO CEU E SÃO DESPERDIÇADAS.
25 de Apr / 2019 às 12h47
UM TEXTO SIMPLES, VERDADES OURAS EDUCADÍSSIMO. E GEROU ESSA INTOLERÂNCIA DOS BOZOS FASCISTAS. IMAGINE, APOSTO QUE SIM, DO TEXTO IMPLORÁVEL PROMETIDO PEO PROFESSOR OTONIEL GONDIM! IMAGINO...
25 de Apr / 2019 às 12h47
UM TEXTO SIMPLES, VERDADES OURAS EDUCADÍSSIMO. E GEROU ESSA INTOLERÂNCIA DOS BOZOS FASCISTAS. IMAGINE, APOSTO QUE SIM, DO TEXTO IMPLORÁVEL PROMETIDO PEO PROFESSOR OTONIEL GONDIM! IMAGINO...