Entre os dias 18 e 21 de abril a comunidade juazeirense, da sede e do interior, prestigiou as apresentações da Via Sacra contempladas no edital da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. O público esteve presente e assistiu, emocionado, às apresentações. No Distrito de Itamotinga as apresentações aconteceram na quinta e sexta-feira (18 e 19).
A empresária Clênia Doy recebeu o convite de um amigo que estava atuando na peça e fez questão de ir assistir, ficou encantada. “Ano passado minhas irmãs assistiram e acharam lindo o espetáculo. Esse ano eu tive a oportunidade de vir e me emocionei em vários momentos. São muitos personagens, o cenário é lindo e muito bem escolhido, o som e iluminação não têm defeitos. A Prefeitura de Juazeiro está de parabéns por apoiar as iniciativas culturais da comunidade”, afirma Clenia.
No Salitre e em Maniçoba a interação com o público também não foi diferente. Os dois locais estiveram cheios durante as apresentações e os espetáculos eram aplaudidos com emoção por quem assistia.
Para o Supervisor de Cultura da SECULTE, Márcio Ângelo, foram momentos importantes para o cenário atual brasileiro. “Era comum, nas duas comunidades, perceber as pessoas que assistiam chorarem, ficavam visivelmente emocionadas. São tocadas pela fé e trazem a história da crucificação do Cristo para suas vidas. É como se após a peça ser apresentada, essas pessoas se enchessem de nova força, de nova esperança”, analisa Márcio.
Na sede do município o público contou com apresentações no Estádio Adauto Moraes e no bairro Tabuleiro. A estudante Maria Clara achou o espetáculo muito bonito. “Meus pais sempre falavam que tinha a Via Sacra aqui do centro de Juazeiro, que acontecia no Adauto Moraes. Hoje tive a oportunidade de assistir e achei incrível. Tanta gente no mesmo lugar só pra ver a apresentação de uma cena que aconteceu há mais de dois mil anos. Agradecemos à Prefeitura por tornar esse momento possível”, disse.
Para o Gestor da SECULTE, Sérgio Fernandes, foram momentos de emoção, alegria e muito orgulho. “Eu estive em todas as apresentações e fiquei extremamente orgulhoso pelas produções que eles fizeram. Ficava feliz por chegar aos locais e perceber o quanto estavam lotados, com comunidade participando. A realização desses espetáculos, com apoio do Edital de Vias Sacras, é o que podemos fazer como forma de incentivo para continuar fomentando a tradição cultural em nossa cidade. Parabéns a todos que participaram e que fizeram tudo isso acontecer”, conclui Sérgio.
Por Ramáiana Leal/SECULTE
3 comentários
22 de Apr / 2019 às 18h20
Assisti a peça tava ótimo quem e o direto? A secretaria de cultura deveria continuar com esse projeto de teatro nos bairros
22 de Apr / 2019 às 23h04
Faltou vcs informarem que as fotos que constam na publicação foram tiradas em Itamotinga. E dizer também que, Itamotinga realiza o maior Espetáculo Sacro da região. Quem nunca assistiu, recomendo, vc nao vai se arrepender, veja as fotos, se nela ta belíssima, imagine ao vivo.
23 de Apr / 2019 às 21h20
ITAMOTINGA RESPIRA ARTE ATRAVÉS DE "JESUS DE NAZARÉ". ESSE GIGANTE QUE TEM ENCANTADO E DESPERTADO A ATENÇÃO DE MILHARES DE PESSOAS QUE POR AQUI PASSAM E PRESENCIAM. NESSA CORRERIA LOUCA DAS NOITES DE SONO PERDIDA, NOS DESGASTES FÍSICO E PSICOLÓGICO, NAS DESAVENÇAS DE IDEIAS QUE LOGO SÃO SUPERADAS. O MAIS IMPORTANTE É QUE ACREDITAMOS NESSE POTENCIAL, POR ISSO SEMPRE SUPERAMOS TUDO ISSO. UMA EQUIPE CRIATIVA, FIRME E CONSISTENTE E QUE NÃO SE ABALA. SEMPRE SABEMOS DO RESULTADO DO FINAL. O SUCESSO!!! PARABÉNS!!! A TODOS NÓS E ENCERRAMOS ESSA EDIÇÃO 2019 COM A CERTEZA DO DEVER CUMPRIDO E DE QUE 2020