Pouca gente sabe, mas o mês de abril é dedicado à prevenção de maus tratos contra animais. A campanha denominada 'Abril Laranja' foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA). Em adesão à luta, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses, irá promover o “1º Fórum Municipal de Políticas Públicas de Bem Estar Animal”. O evento acontecerá nesta terça-feira (23) no auditório do SEST- SENAT, a partir das 18h e contará com a participação de diversas instituições do município.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Vasconcelos, a intenção é que as mais variadas organizações possam aderir e fortalecer a causa. "Isto porque, infelizmente, a prática de maus tratos ainda é uma forte realidade no mundo todo. Durante o encontro vamos discutir e mobilizar a comunidade sobre diretrizes e políticas públicas, enfatizando questões como guarda responsável, maus tratos, fiscalização e aplicação de penalidades, além de bioética" destacou.
Nos últimos anos, Petrolina obteve avanços em relação às políticas de bem estar animal, entre eles, a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). "Apesar dos avanços, precisamos intensificar cada vez mais esse diálogo para coibir essa prática criminosa", frisou.
Podem participar estudantes, profissionais e especialistas da área veterinária, além da população interessada.
Confira a programação:
- 18h: Abertura com a coordenadora do CCZ e médica veterinária, Dra. Graziella de Souza Correia Vasconcelos.
- 18h30: palestra “Aspectos Éticos e Legais na guarda responsável de animais”, com o médico veterinário Prof. Dr, João Alves do Nascimento Júnior (Univasf).
- 19h30: palestra “O Bem estar de equídeos de tração na cidade de Petrolina – PE: percepções da realidade”, com a Coordenadora Geral do Curso de Medicina Veterinária da Univasf, a Profa. Dra. Adriana Gradela.
- 20h30: palestra “Experimentação e Bem Estar Animal”, com o médico veterinário Prof. Dr. Marcelo Domingues de Faria (Univasf)
- 21h30: Coffee Break
- 21h45: Mesa redonda
Ascom/Petrolina
0 comentários