Cerca de quarenta produtores e estudes participaram do workshop sobre o 'Manejo de Caprinos e Ovinos', realizado no último sábado (13), no Teatro Municipal do distrito de Juremal, que integra a programação prévia da V Feira de Caprinos e Ovinos do distrito e será realizada de 26 a 28 de abril.
O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL). Para o produtor e presidente da Associação da Fazenda Cipó, Leandro Conceição de Jesus, as palestras foram de fundamental importância para o público presente. "Hoje tivemos a honra de sermos agraciados com informações tão importantes para os criadores de caprinos e ovinos. Agradeço a todos por nos proporcionar tamanha aprendizagem", declarou Leandro.
Foram abordados quatro temas durante o workshop: Requisitos Sanitários para Participação em Eventos Agropecuários, Nutrição Animal (mineralização, cocho privativo, alimentação por categoria) e Manejo Sanitário Preventivo (principais doenças recorrentes na região, calendário de vacinações, tipos de vacinas mais utilizados na região, cuidados com as vacinas e prática de vacinação). O objetivo do evento foi ampliar a base de conhecimentos dos criadores de caprinos e ovinos, fortalecendo o setor em toda região.
O palestrante e médico veterinário, Rodrigo Santos Silva, falou sobre a importância e as nuances da nutrição animal. "O grande desafio enfrentado pelos técnicos e produtores tem sido profissionalizar a cadeia da caprinovinocultura na nossa região, fomentando a utilização de técnicas de manejo alimentar e sanitárias mais eficientes que resultarão numa maior produtividade", explicou Rodrigo.
Para o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o workshop possibilitou uma troca de conhecimentos entre técnicos e produtores. "Essa nova metodologia de fazer as capacitações antecipadas, proporcionando a difusão de conhecimentos e tecnologias, é de grande relevância, pois possibilita a participação dos produtores", informou.
O workshop também integrará a programação de todas as feiras dos demais distritos de Juazeiro, sendo que os temas abordados serão de acordo com a realidade de cada localidade. "As palestras direcionadas aos produtores, estudantes e técnicos da região são de importante relevância para a cadeia produtiva da caprinovinocultura. Essa foi uma maneira que a prefeitura, através da ADEAP encontrou de potencializar ainda mais o setor da pecuária. Todos estão de parabéns", observou o titular da ADEAP, Tiano Felix.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
1 comentário
16 de Apr / 2019 às 22h28
Sou produtor sempre tive dificuldade de participar das palestras durante a feira no sabado de manhã que a gente chega com os animais vai arrumar e dá comida e termina não tendo tempo, e assim é bem melhor o aproveitamento, espero que aconteça nas outras.