O presidente Jair Bolsonaro decretou nesta sexta-feira 12 o fim dos conselhos sociais que integravam a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), criados em 2014 na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No decreto, Bolsonaro criou novas regras para a existência dos conselhos, o que na prática exclui a atuação de organizações importantes como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e o Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBTs, entre outros.
Esses conselhos tinham a função de integrar a sociedade civil nas discussões do governo. O Estado não pagava salário para os participantes, mas garantia o deslocamento até Brasília, os gastos com estadia e alimentação. A meta do governo é diminuir de 700 para 50 o número de colegiados que atuam na administração federal direta e indireta. De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, os conselhos são ‘resquícios das administrações petistas’.
Redação Blog com informações MST
7 comentários
12 de Apr / 2019 às 14h53
Eu estava torcendo como maioria dos opositores a candidatura de Bolsonaro, que iria chegar o dia que eu iria dizer: Eu estava enganado, ele é mesmo um homem honesto e está implementando ações que vai melhorar a vida do brasileiro, tanto na educação, na saúde, nos transportes, nos preços dos combustíveis, na segurança pública, no IR para pessoas que ganham até R$ 5.000,00, continuar o projeto MINHA CASA, MINHA MINHA VIDA, investimento no MICRO NEGÓCIO para alavancar mais oportunidade de emprego e renda... Estou muito triste com esse presidente Bolsonaro! Ele só sabe desmontar o que existe tem.
12 de Apr / 2019 às 17h28
Tudo ficando pior. Boso Moru milionário
12 de Apr / 2019 às 17h54
BOLSONARO TROUXE DE ISRAEL ,UMA REPLICA DO MURO DAS LAMENTAÇÕES,PARA OS DESMAMADOS IREM CHORAR SUAS MAGOAS.
12 de Apr / 2019 às 22h48
A caravana passa e os cachorros latem, latem e latem. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Chuuuuupppeeemmmm...
13 de Apr / 2019 às 14h23
Voltaremos a termos caretas,vamos ser encaretados, Novamente,onde não teremos a oportunidade de dialogar e colocar nossas ideias e pensamentos Um absurdo, não consigi compreender, como seres humanos,conseguem se enganarem, SO LAMENTAÇAO A polícia matando quem não deve,e o presidente não tem culpa de nada
13 de Apr / 2019 às 15h47
o tempo passa, os Brasileiros perdendo direitos e um monte de gente pequena fazendo chacota da situação que o nosso pais enfrenta. Como pode esses intelectuais ou super honestos acharem que o que esta acontecendo esta certo. Uma guarnição do exercito dispara mais de 80 tiros em um cidadão desarmado e o nosso excelentíssimo presidente diz que eles não mataram ninguém. Então o povo Brasileiro é NINGUÉM?
14 de Apr / 2019 às 07h42
Esse presidente veio de encomenda, de tão cruel que é com povo brasileiro. Esses conselhos eram o elo de dialogo da sociedade com o governo. Esse governo quer nos calar. Votamos errado!