Estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus III, em Juazeiro, realizam nesta quinta-feira (11), às 16h, na Praça Santiago Maior, no Centro, um ato contra o sucateamento das universidades públicas. O protesto também é em apoio aos professores das três estaduais da Bahia (UEFS, UESB e UNEB) que deflagraram greve por tempo indeterminado.
O corte de 55% dos recursos destinados às universidades afetam diretamente os estudantes. Os três pilares de sustentação do ensino superior (projeto, pesquisa e extensão) estão ameaçados; equipamentos básicos como datashow, caixas de som, câmeras fotográficas e laboratórios carecem de manutenção e comprometem as aulas.
Além disso, faltam pinceis nas salas de aula e papel higiênico e sabonetes nos banheiros. Com a falta de concurso público, parte dos cursos de graduação enfrentam problemas no quadro de professores e algumas disciplinas deixaram de ser ofertadas.
O ato acontece uma semana depois da greve dos professores ser deflagrada. A categoria considera que o governo tem atuado para destruir conquistas e direitos trabalhistas como Licença Prêmio e Sabática e direitos à promoção e progressão de carreira. Servidores estão com o salário congelado e sem o reajuste linear da inflação, acumulando perda de 25% sobre o salário total.
O aumento da contribuição previdenciária de 12% para 14%, que resulta na diminuição dos salários da categoria, e a perda da autonomia das instituições, também são motivos de insatisfação.
Diante desse cenário precário, os estudantes farão o ato em defesa das universidades e do ensino público. O protesto também terá a participação dos professores do Campus III.
Ascom
2 comentários
11 de Apr / 2019 às 19h05
Uma decepção. 30 adolescentes com discurso revolucionário falando mal do governo de esquerda que nós colocamos. E os professores calados incentivando do lado bem discreto. Usando os alunos para aumentar o poder da greve. Ridículo
11 de Apr / 2019 às 20h38
Pois é, né? Cadê a Pátria Educadora kkkkk