Encontro muitas pessoas que dizem não ir mais a uma missa. Não suportam o ritualismo vazio, tanto incenso, tanta indumentária e tão pouca sensibilidade humana e cristã. Outros se escandalizam com padres e leigos defendendo fascistas, tortura, pena de morte, execução sumária, vociferando contra os pobres e demais excluídos da sociedade. Inclusive, autoridades eclesiásticas pedindo - ou perguntando – se deve dar veneno de rato a um cantor.
Sempre repito que é preciso conhecer as periferias do cristianismo. Lá no chão, no meio da floresta amazônica, nos seus rios, nas comunidades rurais e periféricas do Nordeste, em várias periferias urbanas das grandes cidades. É preciso ir, muitas vezes, onde vai o Conselho Missionário Indigenista (CIMI), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), as resilientes Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). E olha que aí está uma multidão de homens e mulheres, tantas vezes jovens ou já de cabelos brancos, animando as comunidades e anunciando um evangelho vivo por sua própria vivência. Ainda mais, aí também encontrarão muitos padres e muitos bispos, além das sempre fundamentais religiosas dedicadas ao povo.
Há ainda um bom grupo de evangélicos, gente do povo, também pastores dedicados ao povo de suas comunidades, mas também ao povo brasileiro. Lembro aqui de tantos pastores da Igreja Batista do Nordeste, irmãos de todos nós nessa caminhada.
Não estou falando da Igreja que está nas periferias – ela pode ser tão reacionária quanto a do centro -, mas das periferias do cristianismo, isto é, aqueles e aquelas tantas vezes desprezados e perseguidos no âmbito da sua própria Igreja.
Sim, hoje há Francisco no Papado e, por algum tempo, parece que esses periféricos tem um lugar na Igreja. O legado de Francisco para a Igreja e para a humanidade só Deus sabe o tamanho e a profundidade. Porém, o período de Francisco vai passar e seus adversários fazem de tudo para encurtar seu tempo e preparar a revanche.
Porém, é sempre bom lembrar que temos o mais poderoso dos aliados. Quando perguntam a Pedro Casaldáliga o que resta da Teologia da Libertação e do Cristianismo Libertário, ele sempre responde: apenas Deus e os pobres. Poderíamos acrescentar: "e seu bando de seguidores".
Roberto Malvezzi (Gogó)
Roberto Malvezzi (Gogó) Espaço Leitor
11 comentários
13 de Apr / 2019 às 05h59
Bo$$onaro é o mal, o negativo, a mentira. Vem para nos capacitar a distinguir o bem do mal! Com os governos de Lula e Dilma passamos a conhecer e entender o que é o bem, o positivo e a verdade na política, com essa nossa capacitação o Brasil passou a ser capaz de ser um país democrático e de igual oportunidades para todos, passamos a aprender a distinguir a verdade da mentira e, com isso começamos a destruir a direita fascista... que ao perceber este processo usando ainda das habilidades fascistas B..e nazistas inventaram o golpe, a lava jato e o projeto nefasto de desqualificação do PT
13 de Apr / 2019 às 06h03
Senhor Roberto, Gogo, Se puder, compre a Carta Capital desta semana e leia o artigo de Fred Melo Paiva "A tragédia dos Silva". Transcrevo aqui um trecho, pois só está disponível na revista. "Eu não posso aceitar que meu pai esteja preso por causa de um apartamento que a gente nunca foi dono, nunca usou, nunca teve as chaves.Eu sei a verdade desta história, fui nesse apartamento com a minha mãe para ver se ela queria comprar.Se quisesse, poderia ter comprado, tinha condição para isso. O fato é esse. Mas aí inventaram uma mentira absurda e o prenderam.
13 de Apr / 2019 às 06h08
Doutor Roberto Infelizmente. Foi a vontade popular - grande parte do povo quis assim. "O voz do povo é a voz de deus - acima de todos e de tudo". Depois não vai adiantar chorar, povo parece masoquista, faz escolhas totalmente equivocadas, Temir e Bosunaro e milicianos; gosta de sofrer e depois fica com a mania de ser coitadinho, que nunca vai ser ninguém.
13 de Apr / 2019 às 06h11
Mais um louco e fascista no Ministério da Educação. É o caos total na administração do país, começando pelo presidente fascista e incompetente. Mantenhamos a resistência, não soltemos as nossas mãos, por favor!!!
13 de Apr / 2019 às 06h15
Amigo Quim e Roberto estamos perdidos. Bolsonaro já se solidarizou com seus amigos milicianos pelo prejuízo que tiveram com o desabamento dos dois prédios na comunidade de Muzema?
13 de Apr / 2019 às 06h21
Tenho uma sugestão já para Bostanaro que está perdoando dívidas de bilhões dos empresários, aproveita o ensejo e perdoa as dívidas do SPC e Serasa de milhões de pobres. Fica a dica...
13 de Apr / 2019 às 06h29
O Presidente disse que "realizou" (mentira) 35 ações nos seus 100 dias de governo. Eu colocaria as 100 ações que seu governo destruiu no Brasil em 100 dias.
13 de Apr / 2019 às 14h06
Mais um comunista infiltrado na igreja para promover o CAOS, usar as pessoas humildes como massa de manobra e promover a desunião entre os brasileiros. Mais um agente a serviço dos interesses nacionalistas de esquerda, das ditadoras bolcheviques
14 de Apr / 2019 às 10h39
Como estar ao lado de um grupo vermelho, declaradamente corrupto , ladão e ao mesmo tempo se dizer cristão. Só posso discernir que faz parte de uma seita, acreditar que bandidos que tomaram conta do poder durante quase duas décadas, são inocentes.A Bahia, ainda por enquanto vermelha, possui a pior educação do Brasil, com certeza a mais aparelhada a mais clientelista, onde negociatas são feitas no corredores das escolas públicas estaduais de forma descaradamente aberta, com o aval e anuência das instancias superiores. A nossa igreja precisa se libertar dos ranços da teologia da Libertação .
14 de Apr / 2019 às 12h23
OS ADMIRO EM TUDO, GOGÓ E GONDIM: IDEOLOGIA, COERÊNCIA, HUMANISMO E TALENTO COMO ESCRITORES. APESAR DE APARENTAREM DIFERENÇAS QUANTO ÀS CRENÇAS, OTONIEL COMO ATEU E GOGÓ COMO CATÓLICO, ESSES DOIS ASES DA NOSSA CIDADE TÊM SENSO COMUM DE VERDADES SOCIALISTAS E LULISTAS. PARABÉNS. GOGÓ, BRILHANTE!
14 de Apr / 2019 às 12h23
OS ADMIRO EM TUDO, GOGÓ E GONDIM: IDEOLOGIA, COERÊNCIA, HUMANISMO E TALENTO COMO ESCRITORES. APESAR DE APARENTAREM DIFERENÇAS QUANTO ÀS CRENÇAS, OTONIEL COMO ATEU E GOGÓ COMO CATÓLICO, ESSES DOIS ASES DA NOSSA CIDADE TÊM SENSO COMUM DE VERDADES SOCIALISTAS E LULISTAS. PARABÉNS. GOGÓ, BRILHANTE!