“Conservadorismo significa fidelidade, constância, firmeza. Não é coisa para homens de geléia.” Olavo de Carvalho
"O conservadorismo advém de um sentimento que toda pessoa madura compartilha com facilidade: a consciência de que as coisas admiráveis são facilmente destruídas, mas não são facilmente criadas. Isso é verdade, sobretudo, em relação às boas coisas que nos chegam como bens coletivos: paz, liberdade, lei, civilidade, espírito público, a segurança da propriedade e da vida familiar, tudo o que depende da cooperação com os demais, visto não termos meios de obtê-las isoladamente. Em relação a tais coisas, o trabalho de destruição é rápido, fácil e recreativo; o labor da criação é lento, árduo e maçante.” Roger Scruton
No último dia 06/04, foi publicada, no blog de Geraldo José, uma nota sobre a situação política que o país atravessa. Nela, o professor e membro do PSOL, Agnaldo José faz duros ataques aos conservadores de Juazeiro e do Brasil, onde procura incitar o ódio entre as pessoas e, ainda, comete acusações criminosas contra um determinado grupo de indivíduos (acusando-os de fascistas). Nunca é demais lembrar que chamar as pessoas de fascistas constitui crime contra a honra.
Num país de maioria cristão e conservador, esse tipo de texto mostra que esse senhor desconhece completamente a realidade que vive, pois seu texto é carregado de incoerências e acusações vazias, dignas de um ginasiano. Ele diz que:
“A luta contra o fascismo nos cobrará uma postura mais abrangente, sem ignorar as diferenças das forças progressistas entre si, mas secundarizá-las em nome de composições mais amplas que permitam fôlego para aqueles e aquelas que se dispõe a manter-se firme na luta pela defesa de direitos sociais inerentes à Democracia.”
Quando esse cidadão diz que pretende lutar contra o fascismo, ignora completamente que foram 57 milhões de brasileiros, de forma democrática, que elegeram o atual presidente. Talvez esse sentimento de revolta e revanchismo seja evidenciado por conta da derrota, em 2018, do candidato preferido do PSOL. Se todas essas pessoas são fascistas, temos mais fascismo no Brasil que na Itália, na época de Mussolini. Isso é algo tão boboca, inverídico e deslocado da realidade, que é espantoso que tenha saído da mente de um professor.
Em outro trecho, o professor diz:
“O PSOL deve colocar-se como parte de um campo político que possa dar concretude à luta contra o fascismo, conservadorismo e barbárie em nossa cidade, convidando todos e todas identificadas com a necessidade de constituição deste espaço para juntos confabularmos os marcos deste processo.”
O mais cômico disso tudo é o PSOL se portar como o arauto da democracia, quando carrega o socialismo em sua sigla. Qualquer um que tenha estudado os regimes totalitários do século XX, sabe que socialismo e liberdade são coisas completamente antagônicas. Onde o PSOL estava quando o país era saqueado pelos grandes escândalos de corrupção? Se o professor, como ele mesmo diz, quer enfrentar os conservadores, esteja avisado de antemão que terá de lidar com a ACONs (Associação Nacional dos Conservadores).
Conservador é o homem da terra, do sertão, que é favor da família tradicional, que é contra a liberação das drogas, contra o aborto, que é a favor da propriedade privada, dos bons costumes, etc. Estimado, Agnaldo. Tenho certeza que seu pai procurou lhe educar com a maioria desses valores que agora você despreza.
PS: Caro, professor. Permita-me uma correção: “facista” não existe. O termo correto é “fascista”.
ACONS - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CONSERVADORES JUAZEIRO/BA
10 comentários
10 de Apr / 2019 às 16h59
Bossonaro Laranja Satanás Miliciano inferno ta cheio
10 de Apr / 2019 às 18h25
Quem é esse ?
10 de Apr / 2019 às 18h29
Isso não é um partido, é uma quadrilha. Começa pelo esfaqueador Adélio. Organização criminosa.
10 de Apr / 2019 às 18h31
Esse Leão representa bem a truculência desse amontoado de mamadores do poder. Um partido sem nenhuma proposta, a não ser se beneficiar do dinheiro público.
10 de Apr / 2019 às 18h46
Ah... quer dizer então que o PSOL aqui de Juazeiro quer declarar "GUERRA?" Como é essa guerra? É ataque cibernético? É ameça de morte? É tática de guerrilha (tipo as que o livro Manual do Guerrilheiro do Carlos Marighella...) que solta bombas em aglomeração de pessoas inocentes, sabotagem de fornecimento de água e luz aqui da cidade? Estou muito interessado em saber que GUERRA é essa... Bem que o senhor Agnaldo José deveria dar explicações a sociedade juazeirense!
10 de Apr / 2019 às 19h22
O professor tem muita vontade e pouco conhecimento, tal e qual o camarada que escreveu esse texto, " país de maioria cristã e conservadora" e como o PT governou esse povo por 14 anos? Amiguinho, Bolsonaro só ganhou pq a MAIORIA não foi votar, vá estudar pra vc saber o que é social- democracia. Não faça como Olavo que só estudou até a quarta série, numa república o reconhecimento é dado através de títulos.
10 de Apr / 2019 às 19h31
Engraçado e cômico é esse tal Alex bolsonarista. Por que não responde aos textos intelectuais e fortes do professor Otoniel Gondim? Quero ver isso! Sei o porquê, sou admirador do mestre socialista Gondim e ele os põe de quatro em argumentos. Volta, Otoniel Gondim e nos dê prazer com seus célebres artigos anti-fascismo e anti-bozos.
10 de Apr / 2019 às 22h48
Aroldo procure no Google esse título: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA PROFESSOR EM PROCESSO PELA PRÁTICA DE ESTELIONATO aí vamos ver se sua opinião continua a mesma kkkkk eita povo que gosta de gente errada.
11 de Apr / 2019 às 04h13
Kd o Queiroz? Os crimes dos conservadores são todos engavetados. A Justiça partidária e conservadora tem 2 pesos e 2 medidas.
11 de Apr / 2019 às 08h43
Este representante conservador Olavista deve ser mais um que estudou até a 5 série, pois é adepto de um astrólogo Olavo de Carvalho, que estudou apenas até a 5 série do Fundamental e costuma dizer que o diploma universitário equivale a papel higiênico ( sim, esse diploma que vc ralou muito para conseguir) , o homem que convence apenas os analfabetos espirituais que o idolatram, decidiu alimentar agora também falácias como : Ah, a Inquisição nunca existiu de fato ” ou ” Ah, os muçulmanos são todos iguais e querem destruir vc!” . Então, quer dizer que o diploma do seu seguidor é um papel.