Ações alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho são realizadas em Juazeiro

Em mais uma atividade em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, a equipe do Núcleo de Segurança Saúde do Trabalhador (NUSSAT), da Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP), recebeu os agentes de endemias do município para um bate-papo sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir doenças, especialmente o câncer de pele e a desidratação. A atividade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Esse ano, a programação do evento é voltada para os servidores municipais que trabalham com a exposição ao calor, seja ele natural ou artificial. “Durante todo o mês estaremos reunindo os servidores e visitando seus locais de trabalho para sensibilizá-los e orientá-los acerca dos cuidados que devem ser tomados para evitar adoecimentos causados por essa exposição”, disse o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Bruno da Hora, representando a secretária de Gestão de Pessoas, Angelita Carvalho.

Durante o bate-papo, o médico de Saúde da Família do município, Salvador Carvalho, falou sobre os cuidados que devem ser adotados pelos servidores no exercício de suas atividades, como a hidratação constante, o uso do protetor solar e de roupas apropriadas. “Aproveitamos esse momento para conversar sobre algumas doenças mais comuns, mas principalmente dar dicas e recomendações sobre a prevenção do câncer de pele, por exemplo, que na nossa região é muito comum. E nós queremos cuidar desses profissionais, mas também queremos que eles continuem cuidando dos outros”.

Para o agende de endemias, Diego Alves da Silva, o momento serviu não apenas para orientá-los, mas para fazer deles multiplicadores das informações. “Nós também promovemos a saúde do nosso município, porque somos servidores da saúde, mas também temos que ter o cuidado conosco porque se não estivermos bem, a população também não vai estar bem”, avaliou o servidor.

Na última quinta-feira (04), os auxiliares de serviços funerários do município também participaram de um bate-papo, no Cemitério Municipal, com a participação do médico do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), César Falcão, e do diretor do Cemitério, Gilberto Cerqueira da Silva. “Na ocasião, nossa equipe chamou a atenção para a importância de planejar as atividades e realizar as tarefas de maior exigência física nos períodos mais amenos do dia”, frisou Bruno, lembrando que a Secretaria Municipal de Saúde e o CEREST são parceiros do NUSSAT na execução das atividades.

Ascom/Segesp