A Prefeitura de Sobradinho, através da Sala do Empreendedor Municipal foi aprovada entre mais de mil municípios que se inscreveram para participar do Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília.
O município foi escolhido para participar do curso devido ao esforço do prefeito Luiz Vicente e da equipe de gestão em implantar os ODS no trabalho realizado pela prefeitura e secretarias. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam uma agenda de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e adotadas a partir da reunião de cúpula da ONU em 2015.
Eles abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo o combate à pobreza e a fome, a melhoria da saúde e da educação, a luta contra o aquecimento global e em favor da igualdade de gênero, e principalmente o objetivo de melhorar o acesso da população a água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.
"Ficamos na sexta posição entre as 36 cidades do nordeste que foram aprovadas para participar do curso. E o que contou em nosso favor foi tanto o envolvimento da gestão com os ODS, quanto o fato de Sobradinho ter sido à quarta cidade no estado da Bahia a implementar as politicas de desenvolvimento local, em parceria com a unidade regional do Sebrae de Juazeiro e os empresários e comerciantes locais", esclareceu a gestora da Sala do Empreendedor, Qliane Martins, que representou o município de Sobradinho durante o curso em Brasília.
O Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visa ampliar os serviços prestados, assim como a capacidade dos municípios em criar estratégias de desenvolvimento econômico local por meio de politicas publicas que interajam com os ODS. O curso propôs uma imersão dos representantes dos municípios participantes na realidade dos Objetivos de ODS, através de aulas, palestras e simulações que os colocaram frente a maneiras de como aplicar os conceitos de gestão e políticas públicas para promoção do desenvolvimento local em suas cidades.
Ascom PMS
0 comentários