O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) está entregando mais cisternas em Juazeiro. Famílias das comunidades rurais da região de Tanque Novo e Lagoa dos Grilos já estão com suas cisternas armazenando água, uma notícia excelente para quem antes dependia da caridade de vizinhos e parentes para ter acesso à água.
"Muita gente aqui não tinha cisterna e para sobreviver precisava pegar água na casa de outras pessoas que tinham cisterna, mas muitas vezes essas pessoas não queriam dar. Agora tudo vai melhorar, com essas novas cisternas chegando todo mundo vai poder teu sua água", contou o presidente da associação de moradores da comunidade de Tanque Novo, Luiz Antônio de Oliveira.
De acordo com o Presidente do Constesf, o Prefeito de Canudos Genário Rabelo, essa é uma realidade que o Projeto Cisternas está transformando. "O Constesf, em parceria com os municípios, está mudando a vivência dessas famílias em períodos de estiagem. Com a cisterna, uma família de cinco pessoas pode se manter durante até 8 meses. O Projeto Cisternas é dignidade, saúde e segurança alimentar", declarou.
O Projeto Cisternas é desenvolvido pelo Constesf em parceria com o Instituto Nordeste Digital, através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social. Atualmente mais de 3 mil tecnologias já foram construídas nos 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco.
Jacqueline Santos / Ascom Constesf
0 comentários