Na manhã desta segunda-feira (08), a Secretaria Municipal da Saúde recebeu da Central Vida os agendamentos dos pacientes que precisam de Tratamento Fora do Domicílio - TFD. Pela primeira vez o número de agendamentos para o mesmo dia mais que triplicou e 92 pacientes estão marcados para viagem na noite desta terça-feira (09). Neste domingo (07) já viajaram 57 pacientes e nesta segunda-feira (08) mais 57 pacientes irão à Salvador. Com isso, o número já ultrapassa a capacidade máxima da casa que é de 120 pessoas.
A casa do TFD não poderá atender às demandas de todos os pacientes com viagem marcada para terça-feira (09). O acúmulo de pacientes para viagem no mesmo dia ocorreu depois que o Hospital São Rafael e o Centro de Oncologia Irmã Ludovica foram privatizados. Os pacientes precisaram de encaminhamentos para outras unidades que já tinham o número de pacientes fechados para atendimentos nos hospitais. As viagens acontecem de domingo a quinta-feira e cada uma deve levar cerca de 30 pacientes, mas isso não vem acontecendo e acaba comprometendo a assistência prestada na casa do TFD em Salvador.
A Secretária Fabíola Ribeiro informa que o município vem trabalhando para assistir às necessidades dos pacientes. “Estive recentemente em Salvador junto à equipe técnica e visitamos alguns imóveis maiores que comportem um número maior de pacientes e fiquem próximos aos hospitais. Esperamos ansiosos pela a abertura do Centro de Oncologia de Juazeiro para que possamos ofertar mais comodidade aos pacientes. Hoje, mais de 60% dos nossos pacientes que vão pelo TFD são de oncologia”, pontua.
A Secretaria Municipal da Saúde informa ainda que não irá cancelar a viagem, mas que dos 92 agendamentos somente 40 pacientes de oncologia irão viajar, mas sem acompanhante.
Ascom/PMJ
4 comentários
09 de Apr / 2019 às 06h31
ESTAVA DEMORANDO,FINALMENTE,ACONTECEU ! ESTES PACIENTES NÃO PODEM FICAR SEM ATENDIMENTO.E AGORA JOSÉ ? JORGE SOLA,O MENTIROSO,EX SECRETARIO DA SAUDE DA BAHIA,JUNTO COM O DEPUTADO ROBERTO CARLOS,PROMETEU QUANDO DA REINAUGURAÇÃO DO REGIONAL,UM CENTRO DE RADIOTERAPIA PARA DAI 6 MESES.CADE?
09 de Apr / 2019 às 07h33
JOSÉ SERRA,ENQUANTO MINISTRO DA SAÚDE,CRIOU UM PROGRAMA VISANDO A CONSTRUÇÃO DE 25 HOSPITAIS ONCOLÓGICOS DE REFERENCIA ESPALHADOS PELAS REGIÕES MAIS POPULOSAS DO BRASIL,A NOSSA REGIÃO SERIA CONTEMPLADA COM UM.O PROGRAMA COMEÇOU A SER IMPLANTADO,COM ALGUNS HOSPITAIS CONSTRUIDOS,DEPOIS VEIO LULA,QUE AO ASSUMIR PRESIDÊNCIA ENGAVETOU O PROGRAMA.PARA QUE TODOS SAIBAM,FOI SERRA QUEM CRIOU O TFD.
09 de Apr / 2019 às 07h42
UM CENTRO DE RADIOTERAPIA COMPLETO,PRONTO PARA RECEBER O PRIMEIRO PACIENTE,CUSTA EM TORNO DE 7 MILHÕES DE REAIS,EM RAZÃO OS ALTOS CUSTOS DOS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E DAS PARTICULARIDADES INERENTES À INFRAESTRUTURA DO PRÉDIO PARA ABRIGA-LO,SEM FALAR NO MATERIAL HUMANO ALTAMENTE ESPECIALIZADO.POIS BEM,COM O DINHEIRO GASTO NUMA UNICA ARENA PARA A COPA DO MUNDO,DARIA PARA SE CONSTRUIR 100 CENTROS DE RADIOTERAPIAS PELO BRASIL TODO,O QUE SUPRIRIA TEMPORARIAMENTE A DEMANDA REPRESADA.JOGARAM O NOSSO DINHEIRO NO LIXO,RECEBEMOS COMO COMPENSAÇÃO OS 7 X 1 CONTRA A ALEMANHA.HERANÇA DO PT.
09 de Apr / 2019 às 15h55
Quanta babaquice, mais em fim é pratica de babão