Nos dias 02 e 03 de abril o Hospital Regional de Juazeiro participou da capacitação técnica para credenciamento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Cabe a equipe da CIHDOTT envolver-se na identificação de possíveis doadores, atendendo protocolos para o diagnóstico, realizar abordagem com os familiares para o consentimento da doação, bem como articular-se com as instituições responsáveis pela captação de órgãos. A notificação de pacientes com Morte Encefálica às entidades reguladoras deve ser feita obrigatoriamente, independentemente de ocorrer ou não a doação.
Segundo o Ministério da Saúde, a CIHDOTT é responsável por organizar o hospital para que seja possível detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos no hospital; viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o tema; criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade da doação de córneas e outros tecidos; e articular-se com a Central de Transplante do estado para organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.
Os membros da CIHDOTT do HRJ ressaltam a importância de acreditar e agir com atitudes éticas e solidárias no processo de transplante e doação; compreender e respeitar a autonomia das famílias em decidir sobre a doação. O trabalho da Cihdott também está atrelado à conscientização dos familiares quanto à Morte Encefálica e a importância da doação de órgãos.
Ascom HRJ
0 comentários