A IX Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro foi encerrada na quinta-feira (04) no Centro de Cultura João Gilberto. O evento teve como finalidade a elaboração das propostas dentro dos três eixos definidos da Conferência que foram: Saúde como direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.
As propostas foram votadas pelos delegados, estes para ter direito a voz e voto deveriam ser gestor, profissional de saúde, prestador de serviço de saúde ou sociedade civil organizada. Dentro dos três eixos um total de 58 propostas foram apresentadas e destas, 43 aprovadas para serem levadas para a etapa estadual em Salvador. Cerca de 300 pessoas participaram da elaboração das propostas, onde 140 delegados tinham direito a voz e voto e 160 inscritos como participantes.
Entre os itens aprovados, destacam-se proposições voltadas para a humanização, infraestrutura, inclusão social, vigilância em saúde, saúde mental, entre outros. Seguindo o princípio da paridade, proposto pela lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, a representação dos participantes foi paritária. Dessa forma, 50% dos participantes foram representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% representantes dos trabalhadores da saúde e os outros 25% foram gestores e prestadores de serviço da saúde.
Na Plenária Final também ocorreu a eleição entre os delegados da Etapa Municipal para representação na Etapa Estadual. Obedecendo a orientação do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, deveriam ser eleitos 08 (oito) delegados para a Etapa Estadual, sendo distribuídos na seguinte proposição: dois usuários, duas usuárias, um trabalhador e uma trabalhadora da saúde, um gestor e uma gestora, totalizando ao final uma representatividade de 50% sendo mulher.
A odontóloga Bernadete Albuquerque Rocha esteve participando da conferência municipal como delegada e irá a Salvador representando a categoria Trabalhador de Saúde na Conferência Estadual, a mesma relata a importância da construção e aprovação das propostas direcionadas ao Sistema Único de Saúde. “Quando vivenciamos o dia a dia vamos vendo as dificuldades e necessidades e precisamos de momentos como este, ímpar, porque tem a representatividade de todos os seguimentos, então aqui se discute e chega a um consenso para que possamos levar a diante nossas proposições”, concluiu.
O evento foi uma organização da Secretaria da Saúde (SESAU) e do Conselho Municipal da Saúde (CMS). De acordo com Presidente do CMS, Robson Pereira “sem dúvida alguma concluímos este dia com a satisfação de dever cumprido, tivemos o engajamento de todos os membros e só tenho a firmar que foi um sucesso esta nona conferência de saúde que visa o fortalecimento do nosso SUS”, descreveu.
Para a Secretária Fabíola Ribeiro boas propostas foram e ela agradece o engajamento dos membros. “Com certeza tivemos um dia muito produtivo e a concretização disso é que saímos com 43 propostas aprovadas para que os delegados levem agora para a etapa estadual em junho em Salvador. É importante agradecer a participação de cada membro que durante estes dois dias estiveram dedicados a esta conferência com o propósito de fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde”, explicou.
Débora Sousa/SESAU
1 comentário
07 de Apr / 2019 às 11h29
juazeiro não é feito somente por vereadores e o prefeito. Os Secretários contribuem também. Então, pediria por oibséquio que os escritores do Blog- Erri Justus, Otoniel Gondim, Agenor Santos, Geraldo melo, entre outros- escrevessem sobre o trabalho das Secretárias municipais. Fica o registro.