O assassinato de dois irmãos menores de idade expõe a vulnerabilidade social de crianças na periferia de Petrolina. Nesta sexta-feira (5), às 9h, a Polícia Civil vai conceder uma entrevista coletiva para esclarecer os crimes.
Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 13 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 10, brincavam com amigos no bairro Cacheado quando sumiram.
Segundo parentes, os dois irmãos saíram de no fim da manhã da sexta-feira (29), por volta das 11h e ficaram pela vizinhança brincando com outras crianças. A última vez que eles foram vistos juntos e com vida foi por volta das 14h, no mesmo dia.
O corpo do mais velho foi localizado nas imediações do Pátio de evento Ana das Carrancas, na Zona Oeste de Petrolina, na sexta-feira (29). O mais novo acabou sendo localizado na última segunda-feira (1º) no N 9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural.
As crianças foram assassinadas com tiros na cabeça, o que característica de crime de execução. O garoto de 13 anos seria usuário de drogas e os irmãos viviam em condições de vulnerabilidade social.
O tio das vítimas, Wanderson Luiz dos Santos critica a falta de apoio no sentido de garantir os direitos da família. Ele participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Petrolina na quinta (4). Wanderson lembrou que seus sobrinhos foram mortos com requintes de crueldade. Os dois irmãos foram torturados, agredidos a pauladas e tiveram as unhas arrancadas. Ele disse ainda que, independentemente de o Conselho Tutelar do município já ter assistido um dos seus sobrinhos, no momento não vem ao caso se ambos havia cometido algum delito.
“Cadê os poderes? cadê a secretaria de Petrolina que ainda não lançou uma nota? cadê o Conselho da Juventude que o governador Paulo Câmara fechou, junto com o ex-prefeito Julio Lossio, e até hoje não foi reaberto? cadê o Conselho Municipal da Juventude, que está no Parque Josepha Coelho, mas está fechado há dois anos e três meses? cadê as políticas públicas? é muito fácil dizer quer os meninos estavam roubando, mas o que os governantes estão fazendo? será que estão dando garantia a essas crianças? será que no Cacheado, onde essas crianças moravam, tem saneamento, infraestrutura, uma praça, um ponto de lazer para essas crianças?”, cobrou Wanderson.
Rádio Jornal Foto: Jean Brito
2 comentários
17 de May / 2019 às 19h54
Boa noite Geraldo Jos, gostaria de pedir ao senhor pra comenta sobre a seleção para professores de 2017, pois está ficando adormecida a convocação. Todo ano são convocados mais de 200 classificados para educação infantil interior e mais de 500 classificados para o ensino fundamental do interior. Mas até agora só chamaram até a classificação 166 da educação infantil interior e até a classificação 300 do ensino fundamental do interior. Só continuam chamando os da sede. Agora com a convocação dos concursados muitos professores saíram de sua localização para outra escola. Surgindo outras vagas.
17 de May / 2019 às 19h57
Continuando o meu comentário, quero saber assim como muitos que ficaram classificados se vão chamar ou se vão fazer outra seleção para professores no final do ano? Inclusive para nova semente? Tem que acabar com as indicações e dar oportunidade a quem realmente precisa.