Desde a manhã do último domingo (31), a cidade de Juazeiro passa por uma intervenção artística do escultor Ledo Ivo. A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano procurou o artista para regularizar a licença de solo e, diante disso, liberar sua exposição.
Ledo Ivo distribuiu suas esculturas nas ruas da cidade de Juazeiro. Um ovo gigante no contorno do Bairro Novo Encontro; um vaqueiro acompanhado de um menino, na Orla I; uma jumenta branca com os cascos pintados de vermelho na Orla Nova e o retrato de um cavalo no final da Avenida Adolfo Viana.
As obras compõem a exposição ‘Amor em Canto’ e, segundo o artista, é arte contemporânea. “A arte contemporânea prioriza a idéia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. Faz com que as pessoas questionem. É uma arte que permite acesso a todas as pessoas. O ovo, por exemplo, todo mundo tem uma idéia sobre ele. São objetos tão comuns, mas que quando estão em evidência, despertam a curiosidade das pessoas. Eu imaginei que causaria certa incompreensão e aconteceu exatamente o que eu esperava”, disse o escultor.
Como o artista não possuía licença para utilizar o uso do solo e manter suas peças expostas, o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Jadson Barros, o convidou para regularizar a situação. “Tivemos um primeiro contato com o artista, mas não houve êxito. Tomamos a decisão de dar um prazo de 48h, para que ele pegasse a autorização e, finalizando o prazo, convidamos o artista à Secretaria e regularizamos a situação. Nunca estivemos contra a exposição. Apoiamos a arte em qualquer que seja sua iniciativa, mas trabalhamos em acordo com as leis municipais. Agora tudo está resolvido”, explica Jadson.
Com licença de uso do solo em mãos, as esculturas de Ledo Ivo permanecem expostas durante três meses. “Eu acho que para a arte não há necessidade de autorização, mas vim cumprir o protocolo e regularizar a exposição. As peças ficarão expostas nos locais onde se encontram e continuarão a fazer parte das indagações da comunidade, fazendo o que se propõe uma arte contemporânea”, disse Ledo Ivo.
As peças do escultor Ledo Ivo estão à venda e quem tiver interesse de adquirir alguma escultura, entra em contato com o artista através do número (74) 9 8825 3585.
Por Ramáiana Leal/ SEMAURB
5 comentários
05 de Apr / 2019 às 07h59
As esculturas de Ledo Ivo já fizeram sucesso com esta polêmica com o Prefeitura de Juazeiro. Agora, o governo municipal é uma verdadeira piada. Fazer de conta que está preocupado com o ordenamento urbano da cidade, é brincadeira. É só verificar pela quantidade de cavaletes colocados por "terceiros proprietário da cidade". Vou citar dos exemplos: uma floricultura na Rua do Paraíso, e um depósito de farinha de trigo na Avenida Adolfo Viana. Não venham com a conversa que foram notificados. Pelo tempo que lá estão, é simplesmente para serem retirados. D U V I D O Q U E R E T I R E M.
05 de Apr / 2019 às 12h17
A jumentinha de botinha vermelha é um achado. Tem algo a ver com um certo partido?
05 de Apr / 2019 às 14h15
E provavelmente vc votou nela. A cultura juazeirense está dizimada todo dia, principalmente depois das últimas eleições...
05 de Apr / 2019 às 15h38
TREMENDAO A jumentinha de botinha vermelha é um achado. Tem algo a ver com um certo partido? kkkkkkkkkkkkk o partIDO DAS LARANJAS DE BOZONARO E QUEIROZ
05 de Apr / 2019 às 23h20
ADOREI a homenagem aos eleitores comedores de capim comunistas. GOSTEI também do monumento 30 ovos por R$ 10,00.