Dando início ao movimento em prol de uma cultura permanente de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais (Abril Verde), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) realizaram, nesta quinta-feira (04), na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), a "Blitz Ergonômica".
A ação, que se estende até amanhã, tem como objetivo alcançar todos os setores do serviço. A ergonomia é o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Busca oferecer ao funcionário o conforto adequado ao desenvolvimento das suas funções, assim como os métodos de prevenção de acidentes e patologias específicas para cada tipo de atividade executada.
A má postura e as lesões por esforço repetitivo, ao longo do tempo, podem causar diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando, muitas vezes, que o funcionário permaneça executando a mesma função, em decorrência, por exemplo, de uma deficiência motora. "Então, trabalhar na prevenção é sempre o melhor caminho", ressalta o técnico em segurança do trabalho, José Guilherme Castro.
A UPAE/IMIP de Petrolina possui um ambiente de trabalho em conformidade ao que exige a NR17, que regulamenta os parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo que possam ter o máximo de conforto e segurança para um desempenho eficiente.
"Mesmo com uma infraestrutura adequada e um trabalho contínuo da CIPA e do Sesmet, achamos interessante fazer esta ação. Às vezes o próprio funcionário esquece as regrinhas básicas e precisamos estar lembrando sempre", adverte Síngryd Lima, presidente da comissão que atua em prol da saúde e segurança do trabalhador.
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários