Nesta segunda e terça-feira (01 e 02), o Itaú Social e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) realizaram o ‘Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede’, que faz parte das ações do Programa Melhoria da Educação. O evento reuniu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, equipe técnica pedagógica, pais e alunos da sede e interior do município, para levantar dados que irão subsidiar as ações do Programa.
De acordo com a presidente do ICEP, Elizabete Monteiro, o instituto trabalha há mais de 20 anos para tornar realidade o sonho do acesso à educação pública de qualidade. “Ficamos felizes quando o Itaú Social nos informou que Juazeiro seria um dos municípios que iria desenvolver o Programa. Nosso trabalho agora é juntamente com a equipe da SEDUC, os profissionais da rede e os professores melhorar a aprendizagem dos alunos a partir da formação continuada aliada à mobilização social em Territórios Colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da Educação”, ressaltou Elizabete.
A secretária da SEDUC, Lucinete Alves, ressaltou que “a SEDUC inova em 2019 com essa parceria com o Itaú Social e o ICEP e eu tenho certeza que os índices da Educação de Juazeiro vão melhorar ainda mais, porque esse é um trabalho sério e dedicado realizado pela equipe do instituto aliado com o trabalho que a nossa rede já realiza”.
No primeiro dia, foi feita a apresentação Institucional do ICEP, enquanto parceiro técnico do Programa, ressaltando as linhas de atuação e proposta de parceria. Na terça-feira (02), na Escola de Formação de Educadores (EFEJ), serão realizados os ‘encontros de escuta’ com representantes da rede, que pretendem levantar dados sobre a educação do município e fazer um diagnóstico da rede. O encontro conta com a participação de cerca de 400 profissionais da rede municipal.
A gestora de território do Itaú Social, Roma Júlia falou que o Programa Melhoria da Educação tem o objetivo de fortalecer as secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos. “A Gestão Pedagógica é um dos eixos de atuação do projeto que será desenvolvido em parceria com o ICEP e prevê a formação continuada dos educadores do ensino fundamental (anos iniciais e finais), a formação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipe técnica da secretaria e a elaboração e sistematização dos referenciais curriculares da rede de educação de Juazeiro, também para os anos iniciais e anos finais”, explicou
O aluno Tiago Bezerra achou muito importante a participação de alguns pais e alunos neste evento. “Tudo que está sendo feito é para melhorar o nosso desempenho e para que a gente aprenda mais. Estou na Escola Argemiro José há 4 anos, sinto que vem melhorando a cada dia, e acredito que com essas formações a nossa escola vai ficar show”, disse.
A coordenadora pedagógica, Adriana Martins também ficou satisfeita com essa parceria. “Sabemos o trabalho de excelência que a nossa rede desenvolve, são muitos avanços que já conseguimos. Agora com essas duas instituições que já têm trabalhos importantes desenvolvidos na Educação, os nossos resultados vão melhorar”, finalizou.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
0 comentários