Neste dia 31 de março completam-se 55 anos do golpe civil militar no Brasil. Momento este que interrompeu, de forma grave, longa e dolorosa, o processo de construção democrática no país. As duas décadas de regime autoritário nos legaram a destituição ilegal de um presidente democraticamente eleito, o assassinato por razões políticas de 434 pessoas, a tortura de 20 mil cidadãos, a perseguição e destituição de 4.841 representantes políticos eleitos em todo o país, a censura de estudantes, jornalistas, artistas e pensadores entre tantos outros crimes, praticados pelo estado ou com a conivência deste, deixando cicatrizes institucionais cujas consequências são perceptíveis até os dias de hoje, isto sem mencionar as profundas sequelas que estas incontáveis violações a direitos humanos fundamentais deixaram nas vítimas diretas e indiretas em matéria de integridade física, mental e emocional.
A abertura democrática que sucedeu este período sombrio de nossa história, com todos os seus percalços e desafios, nos legou avanços inegáveis em todas as áreas. Nestas três décadas de construção democrática, alcançamos uma maior estabilidade econômica, avançamos na garantia de direitos e em conquistas sociais e criamos instituições que têm se mostrado fortes e resilientes mesmo frente às crises que assolam o nosso país nos últimos anos, com tensionamentos entre os poderes, descrédito da representação política e uma aguda polarização social.
Sabemos que estes avanços ainda são insuficientes para um país tão grande e desigual como o nosso, mas a solução será sempre através da construção conjunta e dialogada, marcas de sociedades democráticas. É preciso avançar nesta construção, com novas ideias e práticas que deem sustentação para um novo ciclo virtuoso da democracia brasileira.
É por esse motivo que o grupo de organizações da sociedade civil abaixo subscritas, dedicadas à defesa e aprimoramento da democracia brasileira, rechaçam a ordem presidencial de celebração do golpe civil militar, bem como a tentativa de relativização e revisão histórica proposta pelo presidente. Que o dia 31 sirva para nos lembrar daquilo que não queremos repetir e para que possamos olhar para frente, imaginar e construir uma democracia que seja promotora de liberdades, mais plural e menos desigual.
Ação Educativa
ACT Promoção da Saúde
Agenda Pública
Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular
Associação Tapera Taperá
Atados - Juntando Gente Boa
Atletas pelo Brasil
Bússola Eleitoral
Casa Fluminense
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC
CLP - Liderança Pública
Conectas Direitos Humanos
Delibera Brasil
Departamento Jurídico XI de Agosto
Educafro Brasil
Engajamundo
Fórum do Amanhã
Fundação Tide Setubal
Frente Favela Brasil
Geledes Instituto da Mulher Negra
Imargem
Instituto Alana
Instituto Atuação
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec
Instituto Construção
Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano - IDSB
Instituto de Estudos Socioeconômicos - INESC
Instituto de Governo Aberto - IGA
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Instituto Não Aceito Corrupção
Instituto Socioambiental - ISA
Instituto Sou da Paz
Instituto Update
Movimento Acredito
Movimento Bancada da Educação
Movimento @Brasil21
Movimento Livres
Muitas
Ocupa Política
Oxfam Brasil
ponteAponte
Programa Cidades Sustentáveis
Projeto Brasil 2030: da colaboração para o desenvolvimento
Rede Conhecimento Social
Rede Justiça Criminal
Rede Nossa São Paulo
Rubens Naves Santos Jr. Advogados
Students For Liberty - Brasil
TETO Brasil
Transparência Brasil
Uneafro Brasil
Virada Política
Vote Nelas
14 comentários
31 de Mar / 2019 às 08h39
O GOLPE,NÃO FOI EM 1964,MAS,DE 2003 A 2018,RESPONSÁVEIS,LULA,DILMA E TEMER,QUE ALIADOS A CUBA,ROUBARAM,SAQUEARAM E QUEBRARAM O BRASIL,ESTES SIM,SÃO OS VERDADEIROS GOLPISTAS.NÃO FOSSEM OS MILITARES QUE SALVARAM A NOSSA PELE,LITERALMENTE,NEM ESTE BLOG EXISTIRIA,E NEM NÓS TERIAMOS SOBRADOS PARA CONTARMOS A HISTORIA TERIAMOS SIDO MORTOS NO PAREDÃO.PARA O PT,BATTISTI,O ASSASSINO TERRORISTA ITALIANO É HEROI,NO BRASIL,TERRORISTA QUE DESEJAVA NOS DESTRUIR E QUE NUNCA TRABALHOU,RECEBE APOSENTADORIA COMO HEROI ENQUANTO TRABALHADOR SE FERRA PARA REMUNERAR ESTES INIMIGOS DO BRASIL E TRAIDORES DA PÁTRIA.
31 de Mar / 2019 às 08h56
PARA QUEM AINDA NÃO SABE,LULA ELOGIOU VARIAS VEZES O REGIME MILITAR,DO QUAL ERA COLABORADOR ASSÍDUO !
31 de Mar / 2019 às 09h03
Ditadura eh bom para alguns generais mamar milhões e ninguém poder denunciar. Se abrir o bico morre. Alguns generais mandou matar vários jornalistas na ditadura porque denunciou generais cão com raiva matar
31 de Mar / 2019 às 09h55
Os psicopatas, apoiam à ditadura.
31 de Mar / 2019 às 10h17
Porque o Deputado Chico Alencar do Partido PSOL que apoiou o PT partido do condenado e preso LULA pôde comemorar os 100 anos da revolução Russa na Câmara dos Deputados e os Militares não podem comemorar o dia que eles botaram os vagabundos que queriam implantar o comunismo no Brasil pra correr? Que "democracia" é essa? Tá no YouTube. Pesquisem que vocês acham.
31 de Mar / 2019 às 11h58
Prof Moises mim diga o nome de um eis presidente militar que ficou ríco.
31 de Mar / 2019 às 12h55
Vários generais morreram pobres, agora eu quero vê alguém da turminha do molusco morrer pobre
31 de Mar / 2019 às 13h30
viva os militares que livrou os BRASILEIROS DO COMUNISMO BRAVOS GUERREIROS , CHORA PETRALHAS COMUNISTAS .
31 de Mar / 2019 às 14h30
Todas essas entidades que assinam o texto dependem do dinheiro público.
31 de Mar / 2019 às 15h21
A democracia é de suma importância para o homem que quer evoluir, opinar, debater e contribuir para o saber. A ditadura priva a capacidade do pensar, é o saber estabelecido, muitas vezes por mentes psicopatas, travando o debate por meio dos blogs e outros meios de comunicação. Se deve ter homenagens ao Golpe de 1964, então os Alemães devem homenagear a ascensão de Hitler, quando a Alemanha estava em crise e o mesmo perseguiu os Judeus. Porém o povo Alemão preferi esquecer, mesmo a Alemanha passando a grande potência mundial. Os países Europeus querem democracia e nós queremos democracia.
31 de Mar / 2019 às 19h07
PROFESSOR MOISÉS-QUAL FOI O GENERAL QUE SAIU RICO DA PRESIDÊNCIA ? CITE,AO MENOS UM ! DEIXA DE SER MENTIROSO.ME EXPLIQUE,PORQUE LULA ELOGIOU O REGIME MILITAR DO QUAL ERA COLABORADOR ASSÍDUO ? VALE LEMBRAR.QUE LULA SAIU BILIONÁRIO DA PRESIDÊNCIA,ENRIQUECEU METENDO A MÃO NO NOSSO DINHEIRO E SE ESTA PRESO PORQUE PRECISA DE ASSESSORES,PORQUE ? EXPLICA QUE DITADURA É ESTE,ONDE O DITADOR SÓ FICA 4 ANOS NO PODER AO FINAL DO QUAL CEDE O LUGAR A OUTRO ? HA QUANTOS ANOS,MADURO,SEU QUERIDINHO JA ESTA NO PODER ?QUANTOS ANOS FICOU NO PODER FIDEL CASTRO ? O PT É UM PARTIDO COMUNISTA.
01 de Apr / 2019 às 13h03
1) Caro professor Moisés. Não te conheço pessoalmente, mas vejo que pela força do teu vernáculo ao perguntar por minha pessoa, observo que sentes falta das minhas 'aulinhas culturais' que você detesta! Tenho andado muito ocupado ultimamente: faculdade, trabalho, rádio, vídeos de Olavo de Carvalho, mas encontro aqui uma resposta cabível à vossa indagação: Morreram naquela época (1964-1985) pessoas das mais diferentes posições sociais que queriam a todo custo implementar o COMUNISMO no Brasil, e , isso através de métodos de guerrilha e terrorismo!
01 de Apr / 2019 às 13h04
2) Nesses quadros podemos citar Carlos Marighella, La Marca, José Genuíno, José Dirceu, Dilma Vana Rousseff, Aloísio Nunes (nomes conhecidos, você não acha professor?) que faziam agitamentos, greves, deflagravam bombas ferindo muitos inocentes (até porque esses grupos terroristas são covardes...) e quando sequestravam alguém os métodos de tortura que eles usavam eram similares ao dos militares. É lógico que como jornalista e cidadãobrasileiro que honra a nossa Constituição, jamais concordei com torturas!
01 de Apr / 2019 às 13h04
3) Finalizando, até porque isso é apenas um comentário e não um artigo, aprendi tanto na graduação de Jornalismo em Multimeios e como profissional de comunicação, que NUNCA PODEMOS OLHAR A HISTÓRIA COM UM ENFOQUE SÓ! Ou seja, ambos os lados erraram. Não há mocinhos e tão poucos bandidos nesse caso funesto da nossa história. Não há o que se comemorar. Minha torcida é que esse atual governo dê certo pois estamos cansados de sermos roubados por essa quadrilha de ladrões travestida de partido político chamado PT!