Município de Juazeiro é representado em reuniões da Assistência Social em Salvador

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, participa esta semana, em Salvador, das reuniões do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Bahia (COEGEMAS) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Os encontros aconteceram no auditório da UNEB e foram concçuídos na tarde desta terça-feira (26).

Em pauta na reunião do Coegemas, o monitoramento da execução financeira e compensação de saldos, orientações sobre conferências territoriais do idoso, encontro regional e estadual de gestores e principalmente, a situação dos municípios em relação aos repasses do cofinanciamento. Já na reunião da CIB, a pauta, entre outros assuntos, foi o plano de providência aos municípios em processo de acompanhamento do SUAS e a articulação entre setores da Saúde e Assistência Social para tratarem de demandas relativas às Casas Abrigos.

Para a secretária Cida Gama é importante participar de encontros como este onde é possível a troca de experiência com outros municípios. “No atual momento que se encontra a Assistência Social em todo país, onde vivenciamos o corte de recursos federais e a perda de direitos, esses encontros favorecem as discussões, os debates e a buscas por saídas que possam minimizar os problemas enfrentados por todos. São experiências como esta que fazem com que nos aprimoremos em busca de oferecer o melhor para o público atendido”, afirmou a secretária.

A titular da SEDES ainda aproveitou a oportunidade para participar da atividade de orientação técnica ‘Alinhamento da execução do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz’, onde foram discutidos os serviços, benefícios, limites e potencialidades do Programa Criança Feliz. Esta atividade teve como objetivo subsidiar tecnicamente os servidores que atuam com o ‘Criança Feliz’ no município garantindo qualificação no âmbito da Assistência Social. Nestas atividades, participaram também a diretora de Proteção Social Básica, Rosângela Mesquita e a assistente social Margaret Santana.

Fabiana Diniz/SEDES