Nasceram no último domingo (24), às 5 horas da manhã, no Hospital Dom Malan/IMIP, os quadrigêmeos de Riqueline de Brito Macêdo. A dona de casa, natural de Dormentes, entrou em trabalho de parto com 34 semanas e a equipe médica imediatamente optou por uma cesariana. Maria Alice, Maria Fernanda, Maria Isabela e João Miguel, nasceram nesta ordem pesando respectivamente 1,945Kg, 1,615Kg, 1,980Kg e 1790Kg.
Após o parto a mãe foi encaminhada para a UTI Materna, dois dos bebês para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e os outros dois para a UTI Neontal. Ontem mesmo Riqueline teve alta e foi para a enfermaria, e Maria Fernanda e João Miguel se juntarão às irmãs ainda nesta segunda-feira (25).
"A mãe e os bebês estão ótimos. Eles foram encaminhados para unidades de cuidados neonatais devido à prematuridade. Mas, todos responderam muito bem e já estão fora do uso do oxigênio, respirando ar natural. Estamos torcendo pela alta deles em breve", ressalta a diretora de atenção à saúde, Tatiana Cerqueira.
Riqueline teve sua gestação acompanhada pelo HDM desde o pré-natal e em janeiro ela realizou um procedimento para colocação do pessário (adquirido com o auxílio da secretaria de saúde de Dormentes), que foi aliado ao uso da progesterona. E graças a essa assistência ela conseguiu levar a gravidez a um nível muito avançado para uma gestação múltipla.
"O uso do pessário, aliado à progesterona, faz parte de um estudo nosso com a Unicamp, e tem como objetivo tentar prevenir o parto prematuro. No caso de Riqueline funcionou muito bem e o experimento foi um sucesso", garante o especialista em medicina fetal, Marcelo Marques.
De acordo com o médico, apesar do parto ter sido antecipado, ter levado a gestação a 34 semanas foi uma grande vitória. "Se consideramos que estamos tratando de quadrigêmeos é quase um milagre", assume. As chances de uma gestação múltipla espontânea (sem a realização de tratamento ou fertilização) como a de Riqueline é de 1 em 750 mil. "É raríssimo, ainda mais porque todos nasceram saudáveis e com bom peso", ressalta Marcelo.
Riqueline pegou os bebês no colo pela primeira vez nesta manhã, e o momento de emoção foi registrado pela imprensa local. A história da mamãe, das três Marias e do João Miguel foi mostrada para o Brasil, durante o programa Bem Estar da Globo. Serena e muito feliz a mamãe nem parece que deu à luz a quatro bebês. "Minha recuperação está sendo ótima e só tenho a agradecer a toda equipe do Hospital Dom Malan por tudo que fizeram por nós", reconheceu.
Hoje à tarde, um dos bebês já foi alimentado no peito e a expectativa agora é para a chegada em casa. "Já está tudo pronto lá em Dormentes nos esperando. O pessoal da cidade fez uma campanha e, graças a Deus, a família e a eles, nós já temos tudo", revela emocionada. Em uma conta rápida, consegue-se chegar ao total de 32 fraldas por dia. Então, doações desse item são bem-vindas. Para ajudar, é só entrar em contato com o Voluntariado do HDM, de segunda à sexta, das 7 às 17h, presencialmente na unidade ou pelo telefone 3202-7027.
Vale ressaltar que Riqueline já tem duas outras filhas. A Maria Clara (de 9 anos) e Maria Luiza (de 4 anos).
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários