No Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) destaca a importância do Projeto de Lei (PL nº 6.569/2013), de sua autoria, que propõe a Interligação dos rios Tocantins e São Francisco.
Segundo Gonzaga, a interligação visa compensar o suprimento hídrico do São Francisco; melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho; aumentar a disponibilidade aquática no semiárido; gerar energia a partir da queda d'água na divisa de Tocantins com a Bahia e possibilitar a instalação de novos polos de fruticultura irrigada. A obra proposta por Gonzaga Patriota é necessária, inclusive, para garantir o sucesso da Transposição – que hoje leva as águas do Velho Chico para diversos estados nordestinos.
Ainda segundo o socialista, a situação do rio São Francisco, em nossos dias, é catastrófica. À patente redução das águas em toda a Bacia e à sucessão de secas nos últimos anos, mas a devastação do curso do rio que ocorre há tempos tem prejudicada cada vez mais o rio.
O deputado pernambucano lembra que foi autor do livro intitulado O rio São Francisco está morrendo, obra em que conclamou toda a sociedade brasileira a empreender esforço conjunto no sentido de salvar o Rio da Integração Nacional.
Para o deputado, a integração entre os rios São Francisco e Tocantins não pode mais esperar.
"Lamentavelmente, há hoje trechos do Velho Chico que podem ser atravessados a pé. Faz-se urgente, pois, que as bacias nordestinas sejam abastecidas com água em abundância, e não há que esperar apenas pelas chuvas, nada amigáveis nos últimos tempos. Nesse contexto, a integração entre os rios São Francisco e Tocantins não se pode mais fazer esperar", falou.
Ascom Dep. Gonzaga Patriota
0 comentários