Desde o mês de novembro de 2018, os pacientes do Hospital Universitário vêm recebendo mensagens em seus celulares com lembretes sobre o agendamento de consultas ambulatoriais e exames. A ferramenta foi desenvolvida pelo hospital para evitar a abstenção aos atendimentos que chegaram a uma média de 41% no ano de 2018, para primeiras consultas.
Segundo o Chefe da Unidade de Processos e Sistemas do HU, Renato Cruz, são enviados em média 200 mensagens de texto por dia, alertando sobre a data e o horário marcados para o comparecimento do paciente. O HU-Univasf é o primeiro da rede de hospitais universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a usar este tipo de sistema.
Durante o ano de 2018, o HU-Univasf realizou 32.140 consultas médicas, de 24 especialidades, e 237.832 exames. Apesar da grande produção, a unidade não consegue atender a grande demanda por atendimentos da população do Vale do São Francisco.
“Recebemos pacientes de 53 municípios e, infelizmente, não temos condições de atender a todos. Quando um paciente marca uma consulta e não comparece, ele prejudica dezenas de pessoas que estão aguardando na fila de espera. Com a ferramenta de mensagens, reduzimos significativamente as ausências. Além disso, esperamos que as pessoas nos informem quando não poderem comparecer para que possamos reorganizar as marcações”, explicou a Chefe da Unidade de Regulação Assistencial, Giselle Melo.
Para esclarecimentos de dúvidas ou agendamentos, os usuários devem procurar a Policlínica do HU-Univasf no endereço Rua: André V. de Negreiros, bairro Maria Auxiliadora, Petrolina – PE, telefones: (87) 2101 6511, 2101 6514 e 2101 6585.
Ascom Univasf
0 comentários